Review: Game of Thrones 2.10 – “Valar Morghulis” [Season Finale]

Como eu já esperava, depois do inacreditável episódio da semana passada, era impossível fazer um season finale que fosse ainda melhor. E no fim das contas, a complicada 2ª temporada de Game of Thrones chegou ao fim sem muita empolgação, mas apesar de tudo, de uma forma digna, mesmo que aqui vários dos problemas que foram constantes ao longo da temporada ficaram bem evidentes…

Mas nada tão sério que não deixasse todo mundo com vontade de ver a próxima temporada, claro. Sejamos sinceros: tava igualzinho um final de novela né? Como o episódio passado foi todo focado em King’s Landing, nesse tiveram que retomar o ritmo frenético do resto da temporada pra amarrar todas as pontas de cada personagem. Aí teve o bem vencendo o mal, gente sendo humilhada, personagens indo para novos rumos e como um bom final de novela, teve até casamento! Mas falando sério, mesmo com o tom novelesco, eu não consegui não gostar do episódio. Gostei da maior parte das resoluções dadas para os personagens, o que era um desafio, já que a maior parte deles teve histórias insuportavelmente chatas ao longo da temporada.

Milagrosamente, toda a parte da Daenerys foi excelente! Talvez a melhor do episódio. Convenhamos, depois de passar 8 episódios enchendo o saco de todo mundo e se achando a rainha do universo, ela teve umas cenas bem legais na Casa dos Imortais (mesmo que eu saiba que quem leu o livro ficou puto porque deixaram de mostrar um bando de coisas nessas cenas). Ainda não li o livro, mas vi por aí que nele, os dragões não são sequestrados e sinceramente, acho que essa alteração na série foi bem válida, porque se tirar toda essa história do sequestro, o que sobra na temporada é ela clamando que é a Daenerys Stormborn Khaleesi Mãe dos Dragões Herdeira do Trono Rainha do Universo Ordem de Merlin Terceira Classe e Bragança em todo santo episódio e sério… já foi difícil de aguentar, se fosse só isso mesmo, aí seria impossível.

Tudo bem que os motivos para o Amin Khader ter sequestrado os bichos pareceram saídos de um filme da Disney ou daqueles filmes de fantasia dos anos 80 que a gente achava super-legal quando era criança (perto deles, a magia dele é mais poderosa e, junto com a Daenerys, eles são poderosos, então agora, ela e os dragões ficarão presos ali para sempre e ele se aproveitará disso para dominar Qarth com a sua magia… para depois, dominar o mundo! MUAHUAHUAHUAHAUAHUA… convenhamos né…), mas beleza, pelo menos o plano cafona rendeu cenas sensacionais, como a dela reencontrando Drogo (E putz, ele falou umas três palavras na temporada passada, mas rever o personagem nesse episódio me fez perceber como ele era legal… Sério, não vai mais ter gente tendo a língua arrancada pela garganta nessa série) com o bebezinho deles, andando naqueles vários ambientes e o final da sequência, com os dragões soltando fogo em cima do Amin Khader (que morreu meio fácil pra um cara tão sinistro né). A temporada terminou pra khaleesi com ela prendendo o Xaro… bla bla e uma criada dela dentro do cofre gigante e vazio e mandando a galera saquear Qarth. Depois de passar a temporada inteira enchendo o saco, ainda terminou RYCA. Só espero que volte a ser legal na próxima.

A outra parte chata da temporada, com Jon Snow, também terminou legal. Ok, confesso que eu não entendi muito bem o que aconteceu ali, só sei que a luta entre ele e o Qhorin foi legal e a morte do cara também. Acho que de todos os cliffhangers, o dele foi um dos que me deixou mais ansioso, porque estou querendo ver essa cidade além da muralha tanto quanto ele. Fora isso… nem tem muito o que falar dessa parte né, a não ser sobre os amigos de Snow, no final do episódio, mas vou falar disso depois. Quanto ao resto da família Stark (ok, o Snow não é exatamente um Stark, mas também fala “The winter is coming”, então tá valendo), Catelyn continua presa e repudiada pelo próprio filho (coitada… apesar da imprudência, eu gosto da personagem), enquanto ele, no meio da guerra… FOI CASAR!! Primeiro que já imagino o barraco que vai ser isso dele quebrar a promessa com os Frey (e pra quem fica aí pagando de honrado e prendendo a mãe, ele foi bem impulsivo né? E esse discurso de amor não cola), depois que achei engraçado ele parando pra casar com a médica quando uma batalha épica rolou entre seus inimigos em King’s Landing. De qualquer maneira… quem se importa com o Robb mesmo?

Já a Arya, que foi a personagem mais legal da temporada junto com Tywin, terminou meio qualquer coisa né? Eu não esperava que nada inacreditável fosse acontecer com ela depois que fugisse e… quase não aconteceu. Ela de fato só fugiu, no entanto, seu último encontro com Jaquen H’Gar que foi surpreendente. Eu sempre espero que a pessoa faça alguma coisa quando vira o rosto e faz uma pausa dramática enquanto a outra está falando e Game of Thrones não fugiu desse clichê e ainda me deixou chocado. Deixa eu entender… ele é um shapeshifter, é isso? Se for… ok, mas tá começando a dar medo… os dragões é até normal, mas aí teve o Amin Khader sinistro, o bebê capeta enfumaçado… e agora o shapeshifter. Não quero dizer que não deve existir magia e seres incríveis na série, acho até bem válido, só que se virar história mágica mais pra frente, vai ser uma tosqueira hein. Mas duvido disso, considerando que é uma história escrita por George R. R. Martin e ele nunca ia fazer uma bobeira dessa.

Enquanto isso, o que rolou em King’s Landing me fez sentir como aquelas tias que ficam comentando indignadas o que acontece na novela das 9 na fila do mercado como se as personagens fossem vizinhas delas. Sério, como foi triste ver o Tyrion, uma das únicas coisas que continuou no nível de excelência da temporada passada, deprimido, humilhado, com cicatriz gigante na cara e descobrindo que a própria família está tentando matá-lo. O anão não merece essa desgraça toda. Tanto que achei legal demais a Shae toda reconfortante e ele abraçando ela meio desesperado. Não dá pra saber o que vai ser dele na 3ªtemporada, mas espero que não caia na irrelevância ou passe a temporada toda fazendo a mesma coisa (tipo a Dany que fez e aconteceu temporada passada, teve os dragões naquela cena FODA e depois ficou só na encheção de linguiça). Mas acho difícil, os caras vão ter que se esforçar muito pra deixar o Tyrion sem graça, hehe. Pra começar, teriam que mudar o ator pra isso né, porque Peter Dinklage mandou nessa temporada. Olha mais um Emmy vindo aí.

Por fim, tivemos Winterfell, que parece cair cada vez mais em desgraça a cada episódio. Agora a terra dos Stark simplesmente foi DESTRUÍDA, é isso? É muito final triste pra uma série só. Fiquei mal com a morte do Meistre Luwin, o velho era gente boa, tinha cara de sábio, morrer daquele jeito foi muito deprê. Quero só ver que rumo vão dar pra Bran, Rickon, Osha e Hodor agora porque, convenhamos, não tem muito o que fazer com eles né? Agora, pra aliviar essa depressão toda, teve o Theon me fazendo chorar de rir com aquela gritaria motivacional sendo interrompida por uma bordoada na cabeça (“HAAAAAAAAAAAAAA! HAAAAAAAAAAAAA!” *POF*). Eu bem suspeitava que ele ia acabar se dando mal no final, o cara deve ser tipo, o pior líder da história dos líderes. E o personagem, que começou a temporada como um dos mais legais, terminou bem odiável. Porque além de ter sacaneado a galera legal, ainda é burro. E gente burra até dá pra conviver tranquilo, agora burra e chata força a amizade.

Rolaram mais coisas, mas como elas foram meio irrelevantes, ficarão relegadas aos já tradicionais PS, hehe. O fato é que a 2ªtemporada de Game of Thrones criou expectativas gigantescas, até atendeu a princípio, mas deixou um pouquinho a desejar num geral. Muita coisa se falou, personagens ficaram indo pra lá e pra cá, com muita violência e putaria e, na prática, pouco aconteceu mesmo. Há quem diga que isso rolou porque “A Fúria dos Reis”, livro no qual essa temporada se inspirou, é o mais chato entre as Crônicas de Gelo e Fogo e, mesmo com a série alterando um milhão de coisas, não deu pra evitar que a temporada fosse meio cansativa. Mas, quem já está mais adiantado na história disse que qualquer defeito desta temporada será compensado nas duas próximas, que vão adaptar “A Tormenta de Espadas”, terceiro livro da série, considerado o melhor por quase todos os fãs.

Por isso mesmo e pela última cena, com uma incrível horda de White Walkers (com um cavalo-zumbi, uma das coisas mais cool de 2012, haha) atravessando a neve, é impossível não ficar ansioso pela 3ªtemporada. Alias, essa última cena significa que esses bichos estão indo rumo… a guerra? Aparentemente, o inverno está MESMO chegando…

Nota: 8

P.S.: Seguindo a ideia de que esse final de temporada foi um último capítulo de novela, Stannis e Melissandre foram tipo aqueles dois personagens que ninguém liga mas se não mostrar no final, todo mundo vai perceber e reclamar. Sério, os dois se encaixam bem em uma das críticas que a Cláudia Croitor (@legendado) fez da temporada: eles apareceram, deixaram de aparecer e apareceram de novo e fala a verdade: alguém sentiu falta? Esse negócio de dar 5 minutos pra cada personagem nos episódios fez com que a gente não desse a mínima pra essas pessoas. Veremos na próxima temporada.

P.S.²: “Chegaram a mim rumores da sua beleza… GALERA MENTIROSA HEIN MINHA FILHA?” – Quero que Joffrey tenha uma morte lenta e dolorosa, mas confesso que dei muita risada, HAHAHAHAHA. #JoffreyTroll. E falando em trollagens, Varys com Ros também foi involuntariamente engraçado. #VarysTroll

P.S.³: A temporada foi meio chata, decepcionou um pouco e tudo mas sério… Game of Thrones ainda continua, disparado, uma das melhores coisas que eu já vi na vida. E se teve uma coisa que só melhorou foi a produção. As cenas na Casa dos Imortais foram de cair o queixo.

ATÉ A PRÓXIMA TEMPORADA!

5 Responses to Review: Game of Thrones 2.10 – “Valar Morghulis” [Season Finale]

  1. Sphynx says:

    Queria poder comentar sem dar muito spoiler. Mas a julgar pelo livro, posso garantir que a próxima temporada vai ser melhor. O segundo livro enrola muito (principalmente no que diz respeito à Dany), mas no terceiro as coisas começam a acontecer. E acontecem muitas, a maioria das quais vai fazer as enrolações da segunda temporada terem sentido.

  2. waldomiro says:

    Olá. Parabéns pelo blog. Um dúvida, vi no final do episódio 2.09, o Cão pedindo para prometida
    do rei fugir com ele, que ele a levaria de volta para casa. Já no episódio 2.10 ela aparece no salão e nem aparece o Cão……que aconteceu com ele ????

    • Marcelo Silva says:

      Olá Waldomiro, obrigado!
      Sobre a sua pergunta, na mesma cena que você citou, no episódio 2×09, Sansa se recusa a ir com o Cão e diz que seu lugar é do lado de Joffrey. Então, o Cão foi embora e Sansa continuou presa em King’s Landing. Veremos o que aconteceu com ele só na próxima temporada. Ou não…

  3. Paulo freitas says:

    Povo de westeros (lannisters) são espertos
    O jeito de falar (milorde ou meulorde) o jeito de fazer uma reverência te condena facilmente

  4. Monica Costa says:

    Muito boa resenha. Estou ansioso para Game of Thrones 7 Temporada, o último capítulo me deixou super animado, o tempo restante já em breve para a transmissão e que é muito emocionante! Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história.

Deixe um comentário