Review: Merlin – 4×09-10 – “Lancelot du Lac” & “A Herald of the New Age”

Merlin em seu melhor e em seu pior.

Em primeiro lugar, peço desculpas pelo atraso com as reviews de Merlin. Fim de período na faculdade vocês sabem como é, então estou deixando os episódios de molho e me peguei agora devendo duas reviews da série pra vocês, que é o que farei agora.

Andamos reclamando bastante de Merlin, a série estava desempolgante, os episódios continuam ser ter muita relevância, já que, como de costume, ao fim tudo terminava bem e na Santa paz, no entanto, acho que o episódio “Lancelot du Lac” serviu para mostrar que devemos confiar que a série não perdeu seu gás. Sem sobras de dúvidas esse foi o melhor episódio da temporada e arrisco dizer que estar entre um dos melhores da série. Merlin sabe ser incrível e emocionante, entretanto ainda insiste em episódios desnecessários enquanto poderia desenvolver e parar de enrolar naquilo que tem de melhor: a história de seus personagens.

O pior é que temos um episódio maravilhoso como “Lancelot du Lac” e depois, no episódio seguinte, temos “A Herald of the New Age” que conseguiu ser a coisa mais anticlímax do planeta, sendo mais um daqueles episódios desnecessários e que cortou o climão deixado pelo episódio anterior. De qualquer forma, falemos sobre cada um desses episódios.

 4×09 – Lancelot du Lac

Neste episódio Morgana faz sua melhor jogada de todos os tempos. Acho que é essa Morgana que precisamos ter na série e não a que vimos durante toda a temporada. É a Morgana egoísta, que quer o trono de Camelot só pra si, que não se importa em utilizar as magias mais perigosas para conseguir o que quer. Dessa vez a intenção de Morgana (e, claro, Agravaine, tendo em vista que ele está sempre por trás das ideias dela) era evitar que Arthur e Guinevere viessem a se casar, já que Arthur havia anunciado a Agravaine que iria pedir a mão de Gwen em casamento.

A forma para abalar a relação do futuro casal Real não poderia ter sido mais interessante. Morgana fez um minicurso de magias macabras com uma bruxa e descobriu um modo de trazer Lancelot de volta a vida, quer dizer, não era bem Lancelot e sim uma sombra, uma cópia do Knight que obedeceria todos os comandos de Morgana. Deste modo, Morgana poderia fazer com que o Lancelot fake deixasse Guinevere balançada com o retorno do Knight e deixasse a ideia de casar com Arthur de lado.

Adoro Guinevere, sempre gostei da personagem e acho ela uma das melhores coisas da série. Senti falta de episódios focados na nossa querida Gwen e de roteiros que desse atenção à personagem como ela merece, então penso que era de um episódio como este que os fãs dela precisavam. Guinevere estava completa no episódio, primeiro em um momento muito bonito aceitando o pedido de casamento de Arthur. Sério, que alegria vê-los juntos. E depois temos Guinevere arrasada, com o coração partido e completamente sem rumo ao ver sua história com Arthur indo por água abaixo da maneira mais cruel possível e por sua culpa.

Se pensávamos que o amor de Guinevere por Arthur seria capaz de fazer com que o plano de Agravaine e Morgana entrasse pelo cano, bem, estávamos certos sobre o amor dela, no entanto, ainda assim Morgana conseguiu mais uma forma de fazer com que Guinevere não conseguisse resistir ao seu antigo amor. Morgana enfeitiçou uma pulseira, que mais tarde foi dada a ela por Lancelot, fazendo com que ela voltasse a viver tudo que ela sentiu pelo Knight antes de ter se apaixonar por Arthur.

A cena do beijo de Guinevere e Lancelot, bem como a consequente luta entre o Knight e Arthur foram cenas incríveis. Não poderia pensar que as coisas fossem chegar a tanto, imaginei que Merlin fosse correr e contar que Lancelot era uma sombra e que Guinevere estava enfeitiçada, no entanto, nada disto acontece. Acompanhamos as reações de um Arthur revoltado, ofendido, violento e de coração partido, ou seja, como poucas vezes o vimos.

A cena do julgamento de Guinevere é uma das minhas preferidas de toda a série. O choro de Gwen, as declarações de amor que Arthur nem ao menos se deixava ouvir, a decepção e a vergonha no olhar de Arthur, tudo muito bem construído e mostrando que Merlin sabe ser excelente quando quer. Acabamos o episódio com o coração apertado, vendo Guinevere sendo expulsa de Camelot, sendo proibida de voltar a passar perto do reino onde ela viveu sua vida toda e o pior de tudo é que nem Guinevere, nem Gaius, nem Merlin e nem ninguém poderia amenizar a situação, já que toda a história do bracelete enfeitiçado não chegou aos ouvidos de ninguém, portando, para tudo e para todos a culpa é de Guinevere.

Lancelot du Lac se encerra de uma forma excelente, deixando qualquer fã louco para ver logo a continuação da história. E ainda temos a segunda morte de Lancelot, que dessa vez, agora apenas como uma sombra, se suicida às ordens de Morgana, deixando a entender que o Knight mais honrado de Camelot não poderia viver carregando algo tão pesado como o fato de ter destruído o casamento do King Arthur. Grande sacada essa da Morgana!

4×10 – A Herald of the New Age

Ah sim, Merlin, depois do episódio mais tenso e emocionante da temporada tudo o que a gente precisa é ver depois um desses episódios completamente desnecessários e ainda mais com Elyan no centro da história. Que desperdício de episódio!

Onde diabos estava Elyan quando sua irmã estava sendo expulsa do reino de Camelot? nde estava Elyan pra defender Guinevere ou pelo menos pra mostrar a vergonha que sentia da atitude dela? Onde estava Elyan quando ele era essencial na história de Guinevere? ONDE?!!!!

Aí me pegam e colocam Elyan como centro da história do episódio seguinte ao que Guinevere é banida do reino de Camelot, e aí a história começa como se tudo estivesse normal. Ah, faça-me o favor, né?! Quero meus quarenta minutos de vida de volta depois desse episódio!!

Aceitaria de boa esse episódio no começo da temporada ou se algo tão importante não tivesse acontecido anteriormente, mas quebrar o clímax totalmente colocando essa história depois do excelente Lancelot du Lac foi um crime.  Então nem esperem comentários muito atenciosos aos fatos trazidos pelo décimo episódio desta temporada de Merlin.

Em linhas gerais, a história do episódio foi a aparição de um menino Druide que havia sido morto em um ataque dos exércitos dos Pendragon e que, depois de ter tido a oportunidade de entrar no corpo de Elayan, passou a querer tirar a vida de Arthur para se vingar do que aconteceu em sua vila. Plot maravilhoso, hein!? Não tivemos nada parecido com isso antes.

Depois de muitas peripécias, aparições desse menino bizarro e de trazer muito problema para a imagem de Elyan, que a cada dia ficava mais estranho e ninguém entendia o porquê. Quando o menino suado tem a chance de controlar o corpo de Elyan é que a coisa fica interessante (mentira, tudo continua uma chatice!) e aí temos o Knight lutando contra Arthur.

Caminhando para um final emocionante descobrimos que o garotinho Druide na realidade tinha sido morto em uma operação/batalha comandada por Arthur e não de Uther, como pensávamos. Nossa, que surpresa! Como não pensamos isso desde o primeiro momento em que o menino disse com toda a certeza do mundo que queria matar Arthur?! Vocês hein, roteiristas!

Pra não dizer o episódio foi uma completa perda de tempo, a cena em que Arthur pede desculpas ao garotinho e deixa que o Elyan-possuído decida o que irá fazer com a vida dele, foi uma boa cena. Arthur sempre agiu como um homem honrado, afastando-se do lado cruel que era tão característico do seu pai, no entanto, um dia cometeu um erro terrível e esse erro acabou tirando a vida do garotinho Druide e do pessoal de sua vila. Claro que ao saber disso a emoção tomaria conta de Arthur, acho que isso serviu pra salvar o episódio.

Depois que tudo volta ao normal acho que Merlin suscita aquilo que todos nós estamos desesperados para saber, ou seja, ele pergunta a Arthur sobre seu futuro com Guinevere. A gente percebeu durante vários momentos neste episódio que Arthur não consegue tirar da cabeça tudo o que aconteceu entre ele e Guinevere. Sabemos que é a opinião de Agravaine que está fazendo com que Arthur nem ao menos considere a possibilidade de chegar perto de Gwen outra vez, entretanto, imaginamos que isso não vai durar muito tempo. Ainda espero ver os sonhos premonitórios de Morgana virando realidade e assistir a coração de Guinevere como rainha de Camelot. Quero isso pra logo! 

Sobre Aécio Rocha
.

3 Responses to Review: Merlin – 4×09-10 – “Lancelot du Lac” & “A Herald of the New Age”

  1. Maria Leonor disse:

    O episodio Lancelot DuLac foi realmente demais,até porque foi focado um monte de coisas da lenda original,destacando claro todo o drama da traição que Gwen cometeu,traindo Arthur com Lancelot(para meu profundo ódio,meu adorável irmãozinho agora chama o Arthur de ”chifrudo.Detalhes,detalhes…),etc…Me segurei o episodio inteiro pra não socar o Arthur na parte em que ele discute com Gwen e quando ele manda a Gwen ir embora de Camelot e me deu uma do tremenda do Merlin no final do episodio,quando ele vê a Gwen ir embora e nem pode dar um abraço de despedida na amiga.Admito : gosto tanto da amizade entre esses dois que fiquei na torcida pra que tivesse essa cena.
    Mas se o episodio teve um dono,esse dono com certeza foi Santiago Cabrera(Lancelot). O cara detonou o episodio todo(com destaque para a cena da morte de Lancelot,cena na qual Colin Morgan se saiu maravilhosamente bem,como sempre) e eu vou ficar na torcida pra ele voltar para a serie,com certeza!Mas se tem uma coisa da qual eu senti falta nesse episodio, foram das cenas Merlin e Arthur,com certeza.Colin e Bradley tem uma química tão sem igual,que faz com que as cenas Merthur fiquem mais divertidas,kkkk

    Saindo do episodio focado no Lance, entro no ultimo episodio,que foi focado no Elyan, irmão da nossa adorável Gwen.Concordo com você,Aecio.Esse episodio foi realmente um tédio e deviam ter pulado logo pra o próximo.E é impressão minha ou o garoto suado é o mesmo que atacou o Rei Uther la no episodio 3×01(The Tears of Uther Pendragon)?Ah,sim: a cena de Arthur pedindo perdão ao druida valeu o episodio todo,assim como as cenas Merthur.Quem não deu boas gargalhadas depois da cena dos créditos de abertura, quando Merlin da um baita susto em Arthur e Arthur acorda,parecendo praticamente um zumbi, com ensopado no cabelo.A primeira coisa que pensei ao ver a cena foi :”O que raios e esse cabelo do Bradley?”,huahuahua;na cena que o Arthur e os knights treinam com o Merlin(cara,como o Gwaine disse :”Aquilo deve doer no dia seguinte”) e na ultima cena,quando o Merlin pergunta pro Arthur se não tem chance de ele ganhar um abraço.Tadinho do Merlin na hora,nem se lembrou que o Arthur já abracou ele,la no 4×06(A Servant of two Masters).Se o Merlin quiser, eu o abraco a qualquer hora,hehehe…

    Agora e aguardar para o episodio de hoje, com a volta da adoravel Guinevere, de Morgana(realmente estranhei por não vê-la no 4×10) e do tão[SPOILER]ESPERADO CASAMENTO DE ARTHUR COM GWEN!!!!!)[/SPOILER]

  2. Fabi disse:

    viiiixi. Hj não vai ter comentário quilométrico. a amiga aí de cima fez isso por mim hehe.

    4×09:
    Primeira coisa q eu pensei assim que terminou o episódio: FINALMENTE A MORGANA FEZ UMA MALDADE EFICIENTE \o/\o/\o/\o/
    Muito bom mesmo o episódio. e foi um cala a boca para qm estava reclamando (eu) ou, pelo menos, um “sUssega aí”😀

    4×10
    Eu não achei o episódio tão anticlimax assim.
    Eu senti essa tua revolta de não ter continuidade na história qndo o Uther morreu. Fiquei INDIGNAAAAADA com o fato do Arthur ficar fazendo piadinha com o Merlin menos de 24 horas depois do pai ter morrido. foi tanto que nem achei graça na coroação (fazer o quê? Anthony Head faz tanta falta pra mim :”(
    Mas esse episódio valeu pela cena de pedido de desculpa. foi lindo. quase chorei (deve ter escorrido uma lágrima, qm sabe?)

  3. Nildo disse:

    4×09, sem palavras… :O

    4×10, realmente foi muito “encher linguiça”, “tapa buraco” para completar os 13 epísódios, como aqueles em que uma princesa/donzela louca/enfeitiçada tenta conquistar e casar com Arthur.
    Entretanto prefiro assim do que se tivesse apenas 10 episódios… (tem que manter a tradição dos 13 epis…) rsrrs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: