Review: Merlin 4×06 – A Servent of Two Masters

Good guy gone bad.

Só eu fiquei com a impressão de que esse episódio poderia ter sido bem melhor? Sim, sei que tiveram acontecimentos bem importantes, como o encontro do old Merlin/Emrys com a Morgana e o (quase!) desmascaramento de Agravaine, mas ainda assim penso que o episódio poderia ter sido melhor aproveitado, afinal de contas não é todo dia que o Merlin tem a oportunidade de ser do mal e tenta assassinar Arthur.

Tudo começa com Merlin sendo capturado por Morgana (e Agravaine), depois de uma batalha entre os homens de Camelot e um grupo rival que rondava o reino dos Pendragon.  Merlin estava ferido, já que havia sido atingido durante a batalha e acabou sendo forçado a se separar de Arthur e dos knights, o que, claro, o transformou em uma presa ainda mais fácil para Morgana.

Uma coisa legal foi ver o quão preocupado Arthur ficou por ter perdido contato com Merlin. Muito interessante vê-lo peitando as sugestões de deixar de lado as buscas à Merlin e focar em outras questões importantes para Camelot, como, por exemplo, a defesa do território dos Pendragon. Arthur e os knights estavam determinados a encontrar Merlin e em nenhum momento desistiram da ideia de trazê-lo de volta ao reino. Isso foi legal!

Enquanto isso, Merlin sofria as torturas de Morgana, que mostrou que aprendeu alguma coisa com as cenas de tortura de 24 Horas e deu um upgrade na parada ao se utilizar o bizarro Fomorroh, uma espécie de hydra versão infantil, que teve fundamental importância no episódio, já que foi por meio dela que Morgana conseguiu fazer com que Merlin ficasse determinado a assassinar Arthur.

Morgana está cada vez mais fria e decida a ter o trono de Camelot que julga ser seu de direito, mas o que ainda está faltando alguma coisa em Morgana para ela se tornar a vilã que todos nós torcemos que ela seja. Morganinha tem estado em uma zona de segurança durante os episódios e tem sido cautelosa demais para uma vilã tão determinada a aniquilar seus inimigos. Se é pra errar, Morgana, é melhor que seja arriscando atear fogo em todo o castelo dos Pendragon ou tentando tirar a vida de Guinevere, porque aí sim teríamos situações muito relevantes.

Mesmo que ficando distante dos conflitos, dessa vez Morgana apenas instaurou o caos e ficou assistindo o que acreditava ser a melhor forma de matar Arthur: enfeitiçando Merlin. E precisamos admitir, o Merlin malvado foi uma diversão!

Com a implantação da cabeça do Fomorroh na pele de Merlin, o nosso querido warlock passa a agir como uma pessoa completamente diferente e que tinha apenas a ideia fixa de tirar a vida de Arthur. Depois de resgatado, Merlin passa a tentar de todas as formas matar Arthur, seja envenenando a comida do rei Pendragon ou preparando armadilha mortais nos móveis do quarto de Arthur. O divertido foi ver o quão escroto estava Merlin, que logo estava resmungando dos demais serviçais, dos knights e, claro, do romance entre Arthur e Guinevere. Por falar nisso, Guinevere está precisando logo de um destaque nessa temporada, né? É muito pedir logo pra ela virar a Queen Guinevere?! É?!

A sorte é que Gaius e Guinevere logo perceberam que tinha algo estranho com Merlin e conseguiram evitar maiores tragédias retirando o Fomorroh do corpo dele, no entanto, a criatura, como demonstrado por Morgana, tinha a capacidade de se multiplicar quando cortada, que foi justamente o que aconteceu. Então rapidamente vemos Merlin de volta ao seu bad side e planejando arrancar a pele de Arthur colocando alguma espécie de ácido na banheira dele. Sorte mais uma vez no fato de que Gaius e Guinevere mais uma vez se dão conta do jeito estranho de Merlin e dessa vez conseguem neutralizar a criatura, até que alguém conseguisse acabar com ela de vez.

Outra coisa que chamou atenção foi o fato de finalmente Arthur ter ligado seu desconfiômetro em relação a Agravaine, que agora está entre os nomes mais pesados para ser o possível traidor de Camelot. Toda a conversa que eles tiveram serviu pra mostrar que Arthur não é tão iludido como muita gente poderia imaginar. Ele tem conseguido pensar e agir como um governante e é disso que Camelot precisa. Mesmo que a desconfiança tenha recaído sobre Gaius (ah, essa lábia de Agravaine!), deu pra perceber que Arthur está de olho em Agravaine e que as coisas entre os dois ficará cada vez mais tensa.

Ah e claro, pra finalizar não tem como deixar de falar do tão esperado encontro entre Emrys e Morgana, que certamente foi uma das melhores coisas do episódio. Antes disso, tem como não passar uma semana gargalhando da épica batalha dos knights contra Emrys? Gwaine, Percival e Leon estavam geniais tentando decidir o que fazer com Emrys e acabando levando a pior contra a versão velha do nosso amigo Merlin.

A reação incrédula de Morgana a se deparar com o rosto que atormenta seu sono e todo o batalha de magias entre os dois foi uma coisa bem interessante. Ah galera, e aplausos para Colin Morgan e sua atuação como Ermys. Ele fica cada vez melhor interpretando esse velhote, claro, a maquiagem incrível dele ajuda muito em nos fazer acreditar que estamos mesmo diante de um warlock da melhor idade.

Emrys depois de muita luta consegue derrotar Morgana, que fica caída no chão da floresta. Essa é a oportunidade para Merlin se livrar da cria do Fomorroh que se multiplicava em seu corpo e voltar a ser o Merlin de antes. Uma coisa que chama atenção neste fim de episódio é a reação de desespero de Agravaine ao ver Morgana desacordada no chão. Acho que a única coisa que sabemos estar prestes a acontecer é que quando acordar, Morgana estará com muita (muita!) raiva de Ermys.

Pelo menos terminamos o episódio com um daqueles momentos divertidos que Merlin sempre soube fazer tão bem para ajudar a aliviar a tensão do episódio. Ri muito com Arthur dizendo que Merlin seria treinado por George, o serviçal contratado para ficar no lugar de Merlin enquanto este estava desaparecido. Arthur sendo gênio forçando Merlin a ter um minicurso de como ser um bom serviçal foi uma coisa sensacional. Sempre bom ver os dois nesse clima de amor e ódio que sempre nos diverte tanto.

P.S: Desculpem a demora para postar essa review!

 

Sobre Aécio Rocha
.

4 Responses to Review: Merlin 4×06 – A Servent of Two Masters

  1. Fabi disse:

    Você ficou com a impressão de que o episódio poderia ter sido melhor e eu achei um episódio meio desnecessário. Já temos tantos com gente querendo matar o Arthur desde o começo da primeira temporada e com a Morgana fazendo a mesma coisa desde que ela se definiu na vida que tá ficando cansativo. Com o último episódio eu tinha achado que eles iriam investir mais no desenvolvimento de Arthur como Rei. E no fim das contas, esse episódio me deu uma impressão de ter regredido (okay, talvez exagerei).

    Mas, claro, adorei a idéia do Merlin sendo o vilão. O Colin é muito bom, e sempre bem aproveitado na série. Fez um vilão desajeitado demaaaais. E o bom é que falava tranquilamente que queria matar o Arthur e povo dava é risada ao invés de ficar preocupado. Se não fosse o fato que eu comentei acima, eu teria gostado mais.

    Mudando de pau pra cacete (Como diz minha mãe), eu assisti Camelot há alguns dias. Tinha baixado na época que foi lançado, mas como estava vendo umas 16 séries ao mesmo tempo, só gravei e guardei pra qndo não tivesse nada pra assistir (e essa informação interessa qm mesmo? hehe)
    Enfim, não gostei muito do Arthur. Merlin… Bom, qm fez foi o Joseph Fiennes, não tem como não gostar, apesar de ser um personagem muito mais sombrio q o do Colin. Mas a Morgana… eu adorei (eu adoro vilões bem feitos). Apesar de ela ser um pouco perdida e a freira ajudá-la bastante, ela planejou tudo com mais cuidado, foi mais política e teve mais paciência (ou foi induzida a ter). Se fingia de boa moça na frente de todo mundo e por trás só fazia cada coisa q dava mais emoção de ver. O que a (“nossa”) Morgana apronta, não dá mais tanta emoção, ela é muito afoita e sempre com planos que, caso desse certo, dá a impressão de vazio. Pq eu tenho certeza q eu me perguntaria “E agora?” (e ela tb). Pq não é simplesmente chegar lá e dizer: “o trono é meu!”
    Em Camelot eles trabalharam mais isso. Mas em Merlin não. E se e a Morgana conseguir o trono, o que vai acontecer depois? O Agravaine teria mais sucesso se conseguisse o trono que ela. Ele sim está indo bem calmamente. Trabalhando ali do lado do Arthur e conspirando com a Morgana. É uma pena (para a trama. Bom para o nosso rei) que ele está começando a ser desmascarado. Então, logo, logo vão acabar com esse personagem que chegou do nada e conquistou o espaço dele. Eu vou sentir muita a falta dele qndo ele sair.

    Sobre a Gwen… já tá um saco essa enrolação. Arthur já é rei e a mulher com qm ele quer casar ainda anda pelas ruas com aquela cara de pobre coitada, dormindo na sua casinha simples e, pior, fazendo serviço no castelo. Se querem enrolar pra ter o casamento, ele poderia pelo menos já começar a tirá-la dos serviços e melhorar as vestimentas e etc…

    Old Merlin sempre significa diversão! A cena dele com os cavaleiros foi muito boa e ele tirando sarro da Morgana tb!

    Confesso que achei bonita a atitude do Agravaine de pegar a Morgana no colo todo preocupado. Os maus tb amam (L) hehe. Enfim, ficou bem paterno, sei lá.

    PS1: só reclamei dessa vez né? ddeve ser tpm hehe
    PS2: desculpado.
    PS3: é um saco esperar o episódio. Pelo menos me diverti xingando aqui hehe.

    • Aécio Rocha disse:

      Fabi,

      Olha, tô quase passando a função de escrever sobre Merlin pra ti. Todos esses teus comentários foram excelentes e tu tem o maior espirito de fazedora de reviews de série. Teus comentários gigantescos sempre são ótimos de ler e já adoro a notificação que chegou um comentário da Fabi, então não deixe de fazê-los.

      O grande problema de Morgana é que ela é apenas a promessa de um mal. Eu fiquei muito fã da Morgana quando ela começou a pender para o lado do mal, quando ela passou a questionar as atitudes de Uther e não aceitar mais esse seu lado Pendragon. Acho que essa foi sua melhor fase. Desde que ela assumiu, de fato, sua vilania vemos que a personagem está perdida e tipo, até em momentos como o encontro dela com Ermys/Old Merlin, ela ainda não sabe direito o que tá fazendo. Esse teus comentários me fizeram começar a achar que Morgana é apenas uma menina mimada que está fazendo birra. Uma pena, porque acho que ela é a personagem com mais potencial na série e a que tem uma história mais interessante.

      Concordo com tudo que tu disse de Camelot. Tudo mesmo!
      Assisti alguns episódios de Camelot e me apaixonei pela Morgana deles. Aquilo sim é uma vilã e aquilo sim é o que eu sempre quis ver de uma Morgana da vida. Aquela Morgana não era boba e impulsiva que nem a nossa Morgana, ela sabia o que estava fazendo e não era infantil e imatura. Além do que, quem vai apoiar a Morgana de Merlin quando ela estiver no poder? Agravaine? Acho que não, né?! Porque já notamos que Agravaine tem maior carinho pela Morgana, mas que o que ele quer é o reino dos Pendragon pra si.

      As coisas acabam sendo muito facéis em Merlin, no final acaba tudo certo, por isso sempre me alegro quando vejo algo dando errado pro lado dos Pendragon, como foi a morte de Uther. Acho que precisamos de mais coisas assim. Queria ver o castelo pegando fogo, várias pessoas do vilarejo morrendo, alguém sequestrando Guinevere, Gaius morrendo, Arthur suspeitando do segredo de Merlin, Morgana sendo cruel e sanguinária etc etc.

      E sobre a Gwen, acho que nossa opinião é convergente e divergente ao mesmo tempo. Adoro a Guinevere, adoro dizer esse nome “Guinevere”, sempre me alegro ao vê-la na série, mas concordo que a participação dela essa temporada tem sido bem ruim. Eu estava guardando um comentário para review do episódio 4×07, mas vou antecipar aqui. Cara, acho que no lugar de ser Rainha, Guinevere devia fazer um curso técnico em enfermagem e ficar cuidando dos doentes de Camelot. PORQUE TODO DIA ELA TÁ CUIDANDO DE UM DOENTE DIFERENTE!

      DEEM UMA FUNÇÃO PRA GWEN, POR FAVOR!!!

      Mais uma vez obrigado pelos comentários, Fabi.

  2. Fabi disse:

    Ai. Obrigada! Sempre quis escrever reviews (principalmente de Criminal Minds que é a minha favorita), mas sou melhor comentando que fazendo uma. Então, seu ‘emprego’ está salvo hahaha.
    Yaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaay! Que bom que você gosta de ler as minhas abobrinhas, pq eu adoro escrever meeeesmo (mentiraaa!). E, como já falei, enquanto você estiver escrevendo sobre Merlin, estarei aqui pra comentar.

    Concordo sobre a Morgana. Como te falei, achei a história dela muito bem escrita, mas acho que não acharam uma boa atriz. As expressões de susto, por exemplo, eu acho ridículas. Isso de menina mimada foi o que eu pensei naquele episódio lááááááá trás quando ela quase matou o Uther, mas desistiu de ultima hora (quando ela saiu para passear com ele).

    Há um tempinho vi um comentário (sobre outra série que eu assisto) que a série precisava ousar mais, mas o pessoal tava com medo. Duas semanas depois, a série ousou e todo mundo adorou (inclusive o rapaz que escreveu). Em Merlin está acontecendo a mesma coisa: o medo de ousar. Quando eles perderem esse medo, aí é possível que a gente veja castelo pegando fogo e isso tudo que você escreveu (Gaius morrendo NÃÃÃÃÃÃÃÃO e vou parar por aqui pq tenho comentários sobre ele para a próxima review hhehe. Mas é lógico que eu vejo esse dia chegando. Vai ser um ponto alto para o amadurecimento de Merlin. Okay. Parei.)

    Eu também gosto da Guinevere (e de falar o nome dela. Tão sonoro). Só que adocicaram demais a personagem. Sou diabética para esse tipo de doce. Estavam fazendo a personagem meio Mary Sue, aí foi quando comecei a me encher um pouco.

    Mas, falaremos mais sobre ela e outras coisas no próximo, senão aqui vai virar um fórum de discussão sobre a série. Hehe

    Valeu!

  3. Rosy disse:

    Alguém sabe o que vai acontecer com Guinevere depois do episódio 4×09??????? Estou agoniada

Deixe uma resposta

