Review: Prófugos – 1ª Temporada – Episódio 8

Sim, essa também foi a minha reação ao final do episódio.

Peço licença para soltar alguns palavrões no começo deste post: PUTA QUE PARIU! PUTA QUE PARIU, PRÓFUGOS. QUE EPISÓDIO FODA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

No post anterior eu disse que Prófugos era a grande surpresa da fall season e que ela era a série que todo mundo deveria estar assistindo, obviamente mantenho o que disse, mas preciso apenas acrescentar que a cada semana fico mais e mais impressionado com esta série e depois de um episódio como este, percebemos que é uma ofensa ser um fã de série e não estar acompanhando essa obra prima da HBO Latin América.

Não sei nem por onde começar a comentar esse episódio, a coisa foi tão intensa nos últimos dez minutos dele que fica até complicado colocar em palavras tudo o que estávamos vendo, mas tentarei começar por algum ponto mais tranquilo de comentar. Não lembro de já ter comentado, mas Salamanca é meu personagem preferido de Prófugos, pra mim ele é de longe o personagem mais interessante da série e o que tem uma das histórias mais profundas. Todo o seu envolvimento como jovem revolucionário nos anos 70, sua atuação no tráfico de drogas, bem como a complicada relação que tem com Irma, sua filha, sempre me chamaram atenção, ainda mais porque Salamanca é um grande figurão e que tem uma grande presença nas cenas, sempre muito decidido e preparado nas operações/fugas.

Outra coisa que me chama atenção no Salamanca é a sua doença, ver o personagem tentando sobreviver às suas crises de tosse motivadas pelo seu câncer é algo bem impactante e que eu queria que fosse logo melhor mostrado na série, como finalmente aconteceu neste episódio. Tá, a doença não foi tratada de Salamanca não foi tratada na série em seus pormenores, mas pelo menos ficamos sabendo da preocupação do personagem com sua saúde. A psicodélica cena do tratamento feito pela curadora da comunidade foi algo bem curioso de assistir, não sei o que esperar como consequência daquilo. Fica um ponto de interrogação enorme na nossa cabeça quando Salamanca sai depois do descarrego que a mulher fez nele. Teria toda essa mandiga indígena surtido algum efeito na doença de Salamanca? Nem temos tempo para nos preocupar com a possível cura de Salamanca, logo o cerco está fechado e todo mundo tem que sair às pressas da comunidade que os abrigava.

Laura Farragut e Tégui estão cada vez mais próximos. Depois de uma azaração, amassos e paquera no episódio passado, dessa vez os dois continuam desenvolvendo sua história juntos e vemos ótimas coisas entre eles. Laura continua sendo uma excelente personagem, gosto dela desde quando ela, a muito contragosto, visitava Kika na prisão e ia mostrando em pequenas atitudes o quão pouco ligava para a mãe ou para o cartel Farragut.  No entanto, o que vemos agora não são pequenas atitudes e sim um arrasador desabafo por parte de Laura. Em uma conversa com Tégui, Laura admite não se importar com a vida da mãe e que nem mesmo acredita que Kika irá sobreviver, tendo em vista o complicado quadro de saúde dela. É triste ver que Laura em nada tem a ver com a família Farragut, ela não nasceu pra ser uma bandida/traficante como seus pais e sempre quis algo mais da vida, no entanto, acabou entrando nessa confusão toda e agora não sabe como sair dessa sem ter que passar o resto da vida na cadeia. O choro-desabafo dela foi um ótimo momento no episódio e deu uma maior profundidade ao drama da personagem, que mais tarde se rende a forte atração que sente por Tégui e acaba transando com ele (enquanto Irma assistia tudo!).

Desesperados com as complicações da perna de Kika, Santiago e Moreno separam-se do restante dos prófugos e decidem leva-la a algum local onde Santiago pudesse tentar cuidar melhor do ferimento de Kika. Com o gancho da homossexualidade de Santiago, deixado nos episódios anteriores, temos um excelente desenvolvimento pra essa história em duas situações. A primeira é o surgimento do Dep. Ignacio Córdova, personagem que teve um caso extraconjugal com Santiago e que agora está sendo vítima de chantagens porque conseguiram fotos íntimas dos dois juntos.

Enquanto Ignacio tenta conter todo o alarde que essas fotos poderiam causar no cenário político chileno, Santiago tenta retirar a bala que ficou alojada na perna de Kika, conseguindo até um bom resultado na cirurgia, mas uma surpresa marca todo esse momento. Kika, quase em seus últimos suspiros, declara todo o seu amor por Santiago e agradece ao filho por tudo que ele tinha feito, dizendo que o amava acima de tudo e que o aceitava pelo “maricón” que ele era. Puta que pariu, ela sabia!!!

A reação estarrecida de Santiago com a revelação de Kika foi uma coisa incrível. Santiago (e nem ninguém!) poderia imaginar que Kika soubesse da orientação sexual do filho e ainda que soubesse, nunca passou pela minha cabeça que ela pudesse levar tão na boa quanto ela pareceu levar. Prófugos sempre nos surpreendendo!

No meio de tudo isso, ainda temos Marcos Oliva e a sempre incompetente Policia de Investigação do Chile se aproximando dos prófugos. Dessa vez, Oliva consegue adivinhar o local onde os prófugos poderiam estar e logo chega nas proximidades da comunidade indígena que abrigava nossos amigos traficantes. Tudo atrapalha Oliva a conseguir capturar os prófugos, dessa vez foi a organização da tribo indígena, que conseguiu avistar de longe que os carros da PDI estavam chegando e os prófugos que estavam na tribo conseguiram fugir com alguma vantagem sobre a PDI. Já tá ficando divertido ver semanalmente a incompetência da PDI na televisão. Sério, quando eles vão aprender?!

Quando eu pensava que Irma tinha começado a sentir algum carinho por Salamanca, ela desanda de vez. Enquanto Salamanca estava aos cuidados da curadora da tribo, Irma tinha ficado aos cuidados de Laura e Tégui. Há um tempinho sabíamos que Laura e Irma não se entendiam, lembram da raivinha que Laura ficou ao ver o carinho com que Kika tratava Irma? Se já tinha essa peleja entre as duas, era claro que se Irma surtaria se visse algo entre Laura e Tégui, que sempre foi uma dela. Quando aconteceu não poderia ser diferente.

Irma junta a desilusão amorosa com a vontade de fugir, furta uma arma e vai embora escondida. Isso, claro, vai dar uma confusão gigantesca, já que Salamanca deixou aos cuidados de Tégui e essa confusão só vai contribuir pra piorar o clima entre os dois. Além do que, conhecendo Irma, podemos começar a ficar tensos imaginando qual rumo ela tomará agora. Coisa boa não deve ser!

Com tudo isso, chegamos na parte final do episódio, ou seja, no momento mais mindblowing que vimos até então. Desde o comecinho do episódio já dava pra suspeitar que Kika iria realmente morrer, a história caminhava nesse sentido e eu queria realmente que isso acontecesse porque queria ver qual clima isso causaria na série. No entanto, eu esperava que Kika morresse de complicações em sua saúde e não de uma forma tão brutal e tão forte quanto aquela que vimos. Eu não acreditava nos meus olhos quando Aguilera e seu comparsa apareceram na sala onde Kika se recuperava, eu estava esperando Moreno e/ou Santiago entrarem na sala pra tentar impedir o ataque.

Mas não, Cacho Aguilera tem total liberdade para se livrar de Kika da forma mais sanguinária possível.  É uma agonia ver o comparsa de Cacho segurando o corpo de Kika para que o chefe do Cartel Aguilera pudesse arrancar a cabeça dela à machadadas. A cena é brutal e extremamente verdadeira. Atos violentos assim são o que vemos acontecer em cenários como os construídos pela série e Prófugos não poderia ter sido mais verossímil que isso. A série impressiona até aqueles que, assim como eu, esperavam que Kika fosse morrer em breve, só não poderíamos imaginar o quão cruel seria. É tudo incrivelmente bem escrito e é impossível não bater palmas para um episódio como esse!

A reação de Moreno e, principalmente, Santiago ao se depararem com Kika decapitada é uma coisa impressionante. O olhar estarrecido de Moreno ao ver o sangue de Kika espalhado por todo o chão e os flashes da morte de Ívan Aguilera que passavam em sua cabeça foram incríveis. Moreno se dando conta de que Aguilera fizera com Kika o mesmo que ele tinha com Ívan também foi algo que não deixou ninguém piscar. Se a reação de Moreno já impressiona, a de Santiago é cem vezes mais arrasadora. O desespero de Santiago é tão profundo que chega a dar pena do personagem, e, de logo, já ficamos tentando entender as consequências disso tudo para a série.

Cacho Aguilera gravou no chão, com o sangue de Kika, as palavras “ojo por ojo”. Se as coisas agora serão no “olho por olho, dente por dente”, é melhor nos preparamos, porque algo muito violento virá na vingança pela morte de Kika. Quero muito ver o que vai acontecer, então agora nos restar contar os minutos para assistirmos mais um episódios dessa brilhante série.

Sobre Aécio Rocha
.

17 Responses to Review: Prófugos – 1ª Temporada – Episódio 8

  1. Rodrigo disse:

    Me interessei pela série, tem algum lugar com link pra download ou só torrent?

    • Aécio Rocha disse:

      Rodrigo, além de passar na HBO Brasil, estando atualmente no episódio 8, dá pra encontrar a série para baixar por torrent ou também tem um site interessante Descarga Feliz que sempre está soltando links para os episódios da série. Espero que tu consiga baixar e conhecer essa maravilha chamada Prófugos!

    • Ari Ferreira disse:

      Rodrigo qual site vc achou a serie pra baixar, valeu Ary

  2. tiago disse:

    tb me interessei, mas não achei legenda no legendas.tv………. enfim, irei esperar alguma alma caridosa fazer as legendas.hehehe

    • Aécio Rocha disse:

      Vou ficar torcendo para que apareça logo uma equipe de legender para cuidar das legendas de Prófugos. Assim mais gente terá a oportunidade de conhecer essa série!

  3. Ari Ferreira disse:

    to procurando o capitulo 6. nao sei porq gravei no HD e sumiu, qual site pra baixar? valeu Ary

    • Aécio Rocha disse:

      Tem no Descarga Feliz, Ari. Só jogar no google que tu acha o site. Dá uma procurada que lá tu acha facilmente os links.

      • Ari Ferreira disse:

        Aécio,

        achei o capitulo 6 avi, agora to procurando legenda ou legendado portugues. BR. vc sabe onde acho? valeu, abrcos

  4. pablo disse:

    oi
    Eu sou chileno e estou muito surpreso pela qualidade da série.Só tem fera.Os melhores atores do Chile com roteiristas experientes.
    Obrigado pelos comentários.
    Eu pego os capítulos de muitos sites.É só botar no Google.
    Chau galera.

    • Aécio Rocha disse:

      Pablo,

      Certamente a série é um orgulho para qualquer chileno, assim que as produções nacionais da HBO Brasil foram para a gente. Exatamente, o elenco, os atores e a produção estão sendo incriveis, não é a toa que a série é tão viciante. Apareça aqui no site para comentar sempre a série com a gente.

  5. Ari Ferreira disse:

    O Seriado é muito bom , tenho certeza q ta bombando no chile paises vizinhos, pena q nao ta no Brasil, porq ta dificil achar links AVI, RMVB e principalmente legendas, vamos aguardar.

  6. Elenilde disse:

    Alguém sabe se já tem legenda PT para essa série?

    • Cristian disse:

      Não,não tem legenda em PT,mas tenho certeza que alguem que viu a série e tiver conta no legenda tv pedirá para fazer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: