Review: Merlin – 4×04 – “Aithusa”

Gaius Baltar mandou lembranças.

Este quarto episódio da temporada foi finalmente o aguardado episódio com a participação de James Callis, o eterno Gaius Baltar de Battlestar Galactica. O episódio manteve a boa qualidade dos anteriores, Merlin está fazendo valer a pena toda a espera por esta quarta temporada e nos presenteando com ótimos episódios. Mesmo gostando muito do episódio, acho que preciso reclamar da falta de foco no pós-morte de Uther, fiquei sentindo que faltou alguma reação por parte de Arthur em relação a recente morte de seu pai. Tá, vimos tudo isso no episódio anterior, mas o marco temporal entre os dois episódios é curtíssimo, então acho que um luto arrastado até esse episódio poderia ser interessante. No mais, o episódio foi ótimo.

James Callis interpreta Julius Borden, um pupilo das antigas de Gaius (coincidência, right?) que se afastou da vida do curador/médico de Camelot. Borden é um cara desleal, de caráter duvidoso e que foi uma grande decepção na vida de Gaius. O personagem aparece na história depois de ter roubado duas parte do Triskellion, que é uma espécie de chave de três peças que dá entrada à Tumba de Ashkanar, um mausoléu onde se encontra o último ovo de dragão do planeta.

Na intenção de encontrar o último pedaço do Treskelion que estava em Camelot, Borden resolve procurar seu velho mestre, Gaius, mas o encontro dos dois não é como esperava Borden. Gaius, claro, tem uma aversão enorme ao seu ex-pupilo, já que conhece a mau caretice dele, no entanto, Merlin é quem acaba dando uma chance para Borden e se ilude com a falsa ideia de “salvar o último ovo de dragão existente” que era o argumento de Borden. O Merlin nunca escuta o que Gaius diz, né?!

A interação entre Borden e Merlin foi muito bacana, gostei mesmo de ver James Callis interpretando um personagem interessante na série e que, como vemos no final, acabou sendo de fundamental importância para grandes coisas na história de Merlin. Impossível não gargalhar com as cenas do Merlin invadindo o quarto de Arthur para tentar roubar a chave que abria o cofre onde estava a terceira parte do Treskelion. Cupins, Merlin?! Cupins de novo, Merlin?!

Depois ainda temos a impagável cena do Merlin abaixando as calças do King Arthur na frente de Agravaine e outros homens importantes em Camelot, numa tentativa de pegar a chave que estava presa nas vestimentas de Arthur. Sério, a cena é tão vergonha alheia que a gente passei umas 10 horas rindo da cara dos dois. Merlin mantém sua essência ao, mesmo nesses tempos mais sombrios, conseguir continuar dando espaço às cenas cômicas que sempre foram tão bem trabalhadas na série. Não só essa cena, mas também as do Knights abusando da boa vontade de Merlin serviram para mostrar que Merlin é uma grande diversão para os fãs.

Voltando a história, Merlin descobre da pior maneira que Borden é um salafrário: com um forte golpe na nuca. Borden que era puro discurso de direitos humanos dos dragões logo acaba mostrando suas garrinhas, o cara simplesmente some com as três partes da Treskelion e vai atrás do ovo do último dragão existente. A motivação dele não poderia ser pior, o que ele queria realmente era ser mestre de um dragão, utilizando-o para impor suas vontades sobre todos, conseguir riquezas e poder.

Merlin que está no centro de toda essa confusão acaba levando uma bronca violenta de Gaius. Toda essa história de dar ouvidos a Borden, permitir com que o antigo pupilo de Gaius tivesse acesso ao cofre de Camelot e deixar praticamente livre o caminho para que Borden conseguisse concretizar suas vontades, foram coisas que poderiam ter consequências horríveis para todo o reino. Sabiamos que tudo o que Merlin queria era apenas zelar pelo ovo do dragão, já que ele se tornou, com a morte do seu pai, o último Dragon Lord, mas ainda assim foi uma falta gravíssima se deixar se influenciado por Borden. Tá, vamos ser mais compreensíveis porque o Killgarrah (aka o Dragão) também influenciou nas decisões de Merlin.

Para reverter toda essa confusão, Arthur, Merlin e os Knights saem à procura de Borden, tentando impedir os planos malignos do cara. Merlin começa a ser uma série pequena para muitos personagens interessantes, sinto que os Knights não estão tendo tempo em cena o suficiente para desenvolverem suas histórias e eles, às vezes, apenas compõem as cenas de ação da série. Uma pena, já que gosto muito dos Knights e acho que todos eles possuem ótimas histórias pessoais, entretanto, certamente elas serão melhor desenvolvidas durante a temporada. Quem até teve um pouquinho de atenção no episódio foi Gwaine, que é sempre o mais hilário dos Knights, e Percival.

Depois de mostrar toda sua habilidade com o arco e flecha conseguindo atingir a perna de Percival e colocar sonífero na comida dos Knights, Borden acredita ter caminho livre para pegar o ovo do dragão. No entanto, não sabendo ele que Merlin está firme e forte em seu encalço. O encontro dos dois na tumba e a embate pelo ovo foi uma excelente cena. James Callis estava excelente no papel e a atuação dele na cena foi bem bacana, pontos também para Colin Morgan que está cada vez melhor interpretando o Merlin.

Merlin se impõe como Dragon Lord, coloca Borden em seu devido lugar, consegue retirar o ovo da tumba, mas acaba descobrindo que, de fato, toda a tumba era uma armadilha. Retirar o ovo do local onde ele estava fazia com que toda a estrutura da tumba viesse abaixo, destruindo rapidamente tudo que estivesse em seu interior. A sorte é que Merlin consegue fugir com o ovo antes do desmoronamento da estrutura, no entanto, mesma sorte não tem Borden, que fica preso na tumba depois de ter sido golpeado por um feitiço de Merlin.

Depois de toda essa confusão os Knights acordam querendo saber o que estava acontecendo, Merlin que havia salvado o dia, apenas diz que Borden e o ovo haviam ficado dentro da tumba e que provavelmente estavam completamente destruídos depois do desmoronamento. Com a mentira sobre o ovo do dragão contada, Merlin vai até Killgarrah para saber o que fazer com o ovo. Uma cena super emocionante, né?

O nascimento de Aithusa é uma coisa bem emocionante, ainda mais quando percebemos a relevância do nascimento de um dragão branco. Killgarrah deixa claro que o surgimento de todo dragão tem um significado especial, para Aithusa não poderia ser diferente. O dragãozinho albino, como dito por Killgarrah, terá fundamental importância na vida de Merlin e Arthur, especialmente na construção do reino e no governo que nossos protagonistas almejam.

Ótimo episódio, né? Vocês gostaram? Fãs de Battlestar Galactica, o que acharam da participação do James Callis?

Galera, e o promo do próximo episódio?!!!!!!!!!

Comentem, adoro ler a opinião de vocês!!

P.S: Essa semana não tivemos Morganinha, nem Guinevere na série. Isso não está certo, Merlin. NÃO ESTÁ CERTO!!!!!!!!!

Sobre Aécio Rocha
.

8 Responses to Review: Merlin – 4×04 – “Aithusa”

  1. Lu disse:

    Foi mesmo um ótimo episódio! Acho que, depois de três episódios tensos e cheios de drama, os roteiristas resolveram escrever um intermediário: divertido e interessante, mas sem ligação com o enredo central. Também senti falta das meninas e concordo que os cavaleiros estão carecendo de plots próprios.

    Acho incrível que ninguém NUNCA escuta ou vê Merlin fazendo feitiços. Acho que a ideia é que ninguém presta atenção a servos, mesmo.

    Merlin baixando as calças do Arthur foi simplesmente impagável!

    Parabéns pela resenha!

    • Aécio Rocha disse:

      Obrigado pelo comentário, Lu.

      Pois é, Merlin sempre passa despercebido quando está usando seus feitiços. Um zilhão de temporadas e até hoje são pouquíssimos os que sabem do segredo dele. Deu pra perceber pelo comentários aqui na review que quase todo mundo sentiu falta de Morgana e Guinevere no episódio. Espero que eles compensem no próximo e tenhamos destaque nelas, ou pelo menos em Morgana que é meio que uma das coisas mais interessantes da temporada. Ou deveria ser!

  2. Sara disse:

    Gostei do episódio, mas senti falta da Morg e de Gwen. Gaius Baltar.. cof cof… Julius foi excelente, seria muito bom se ele reaparecesse na série. Eu não vi ele morrer, você viu? Em séries mágicas tudo pode acontecer. Os Cavaleiros precisam de espaço, espero que os roteiristas deem atenção aos rapazes nos próximos episódios. E a promo sempre me deixa mais ansiosa.
    Cupins e a cena da calça caída foram hilárias.

    • Aécio Rocha disse:

      Exato, Sara.

      Mais uma vez ficamos na dúvida sobre o que aconteceu com um personagem em Merlin. Borden não apareceu mais depois do demoronamento da tumba, já que estamos falando de Merlin isso não quer dizer que ele morreu. Não duvido dele aparecer qualquer hora dessas pra trazer mais confusão para Merlin e Gaius. Seria uma alegria, já que o personagem foi bem interessante, né?

  3. Vinicius disse:

    Me recordo que havia rumores de que a temporada seria focada na história dos cavaleiros da távula redonda, contudo, com o início da série vimos que isso não vem ocorrendo e o foco ainda é Arthur e Merlin, como sempre.
    Eu espero, realmente, que eles comecem a dar mais importância pros Knights e façam-os mais ativos, explorem mais a história pessoal deles e que Lancelot brote de novo, porque ele era um dos meus personagens favoritos (mesmo sabendo que na história original de Camelot ele que fode com reino).

    Esse episódio faltou a morgana MEEEESMO, entretanto no próximo ela aparecerá muito, pelo jeito (pelo que mostrou o promo, ao menos). Terá um enfoque nela e em Arthur, pelo que parece. Espero que isso acontece, gosto de quando ela aparece, da um mais de maldade pra série.

    • Aécio Rocha disse:

      Uma pena que ainda não cumpriram a promessa de focar as histórias nos Knights. A aquisição deles para o elenco fixo da série foi uma das melhores decisões até agora, assim como deixar o lado maligno de Morgana aparecer, mas não estamos vendo o destaque merecido a nenhuma dessas histórias.

      Gosto muito dos Knights, mas eles apenas têm servido para compor cenas de ação ou para servir de alívio cômico, a exemplo de Gwaine. Realmente espero que os roteiristas consigam aproveitar esses ótimos personagens.

      Exato, Vinícius. Morgana fez uma falta imensa no episódio, fiquei com saudade de olhar ela fazendo cara de malvada para a câmera. Tudo indica que ela terá uma ótima participação no episódio da semana que vem, espero que ela esteja envolvida na guerra que parece que irá acontecer em Camelot. Como sempre digo, Morgana tem que mostrar tudo que aprendeu com Margause!

      Obrigado pelo comentário, Vinícius!

  4. Fabi disse:

    Não fizeram luto nem no ep da morte do Uther, então já era de se esperar q nesse tb não teria..

    Quanto à morgana e a Gwen. Se vc não tivesse falado, nem teria notado. A morgana tá meio perdida nessa temporada. Perdeu a irmã pra uma coisa q acabou nem dando e nem tá percebendo q está sendo manipulada pelo tio. (bom, a minha opinião sobre a morgana não pode ser levada muito em consideração, pois não gostei muito da atriz). E a gwen vai aparecer logo e muito, já q agora pode ser rainha. argh

    Realmente é uma pena não ter nada sobre os cavaleiros fora das cenas de ação. Os episódios com o Gwaine e com o Lancelot funcionaram bem, pq não fazer sobre os outros cavaleiros não tão conhecidos?

    Já o ator convidado, eu o conhecia como o Tom (acho q é esse o nome) amigo gay da Bridget Jones (é, fazer o q? não vejo muita ficção científica e adoro babozeiras românticas). Adorei a participação dele e o personagem era fantástico. Legal um ex pupilo do Gaius ajudar o novo (mesmo q não tenha sido essa a intenção original)

    E, por fim, as cenas com o Merlin tentando pegar as chaves foram muito boas. gargalhei feito uma desesperada na cena da calça caída.

  5. Um dos epsódio mais lindo da série nascimento a Aithusa….. o Dragão Branco…… muitoemocionante…. muito legal…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: