Review: Merlin 4×03 – The Wicked Day

O inevitável.

Há um bom tempo a gente se perguntava quando Uther partiria desta para a melhor e quando Arthur assumiria, de fato, o posto de Rei de Camelot. Desde a traição de Morgana, Uther Pendragon não foi mais o mesmo, o rei de pulso firme se tornara um homem sem ânimo, deprimido e que era praticamente um garoto propaganda da morte. Já imaginava que Uther não fosse durar muito, mas me surpreendi ao assistir a (tão esperada?) morte do Rei logo neste terceiro episódio da temporada. Antes de falar mais sobre esse épico momento, precisamos conversar sobre várias outras coisas desse The Wicked Day.

Iniciamos o episódio em clima de festa, é chegada a hora da comemoração de mais uma aniversário de Arthur e o momento de celebração, claro, não poderia deixar de contar com a participação de Uther, que começava a mostrar alguma recuperação em sua saúde. Como em outros episódios, eu pensei que toda aquela história com o jogador de facas (tem um nome técnico pra isso?) tentando matar Arthur não ia terminar em nada e que, de alguma forma, os Pendragon continuariam intactos. Ledo engano!

Vemos não só Arthur caindo na armadilha do jogador de facas, mordendo a maçã envenenada, mas também Uther sendo violentamente atacado ao tentar salvar Arthur das mãos do membro do circo. Não achei a cena do ataque a Uther forte ou dramática, já que estava esperando que ele fosse ser salvo ou algo do tipo no final, além do que a morte de verdade do personagem só vem a acontecer mais tarde no episódio, aí sim é emoção.

Arthur recorre ao último dos recursos possíveis para salvar a vida do seu pai: a magia. Estamos falando da coisa que Uther mais repudiava no planeta e a coisa que tirou a vida da mãe de Arthur, ou seja, isso é algo que sabíamos que Arthur só cogitaria se fosse a última chance de salvar seu pai. Fiquei feliz com Merlin quando ele aconselhou Arthur a fazer o que era preciso para salvar o pai, gosto de ver o quão importante são esses conselhos que Merlin dá a Arthur.

O Old Merlin foi a pessoa a quem Arthur recorreu para salvar a vida do Rei Uther. Sabíamos que outro encontro desses dois seria somente quando algo importante acontecesse em Camelot e a ocasião chegou. De início, temos uma dinâmica muito (muito!) divertida entre Arthur e Old Merlin, é impagável assistir Merlin se vingando de Arthur colocando ele para varrer o chão e podendo brigar com o príncipe. Gargalhei muito com o encontro deles na cabana e também com Arthur depois conversando sobre o xixi demorado de Merlin. Colin Morgan faz uma excelente interpretação de um velhinho. Ele manda muito bem como Old Merlin!

Em um ato de bastante conveniência, Merlin (disfarçado de velho!) diz que só ajudaria Arthur se ele prometesse aceitar aqueles que praticam magia quando se tornasse rei. Dessa forma, muita coisa está em jogo: a vida de Arthur, o cargo de rei de Camelot e a legalização da magia. Se Merlin conseguisse salvar a vida de Uther essa seria a sua maior chance de um dia poder contar a todos seus poderes mágicos e, acima de tudo, poder um dia confessar esse segredo a Arthur.

Tudo estaria tranquilo, não fosse a existência de Morgana e tio Agravaine. Tá, entendo que Morgs fez toda a magia para reverter o feitiço de cura de Merlin e foi o grande nome por trás da morte de Uther, mas putz, que tristeza é ver tanto desperdício da Morgana em Merlin. Cara, Morgana na temporada passada fez um intensivão de como ser vilã com Margause e agora resume sua vilania a apenas dizer cinco palavras mágicas e ficar fazendo cara de malvada para a câmera.

Morgana é praticamente uma servente de tio Agravaine agora e nesse episódio constatamos isso. É Agravaine que meio que dita as ordens e norteia as ações de Morgana, que continua passiva nas histórias, apenas fazendo caras e bocas em todas as cenas. Queria ter visto Morgana encarando Uther enquanto ele morria, queria ter visto ela envolvida diretamente em toda a ação do episódio e tendo que enfrentar Arthur para conseguir assassinar o rei. Não vemos nada disso. Morgana, a personagem que tem a história mais profunda da série, acaba ficando em uma zona de segurança que nos incomoda, torcia para ver Morgana apunhalando Uther ou pelo menos aparecendo no castelo para atrapalhar mais diretamente o plano de Merlin e Arthur. Eu exijo um melhor tratamento à minha querida Morgana!!!

Outra coitada que também foi meio desperdiçada no episódio foi Guinevere, que apareceu apenas em alguns pouquíssimos momentos e não teve muito com o que contribuir. Quero mais atenção à Gwen também! Confesso que com a coroação de Arthur, já começo a contar as horas para Guinevere ser honrada com o cargo de Rainha. Quero muito ver Gwen saindo da vida de serviçal e chegando onde ela merece!

O momento em que Arthur e o Old Merlin se encontram novamente para agora, de fato, tentarem salvar a vida de Uther foi outra coisa que começou sensacional. Merlin exigindo se carregado por Arthur é algo que certamente divertiu os fãs da série e que deixou ainda mais claro o quão excelente é a química entre esses dois personagens. No entanto, esse divertido encontro logo vira algo dramático, quando o Old Merlin ao tentar curar Uther com sua magia acaba caindo na armadilha de Morgana (e Agravaine!) e tirando a vida do Rei. Portanto, o que era para ser a hora em que Arthur iria passar a respeitar a magia virou a constatação, pelo menos para o príncipe, que a magia era algo ruim e das trevas.

É triste assistir Arthur se revoltando com o Old Merlin e culpando o warlock pela morte de Uther, todo o plano de Merlin foi por água a baixo e a magia está ainda mais longe de ser aceita em Camelot. Agora por causa da magia Arthur perdeu também seu pai e fica quase impossível pensar que estamos pertos de ver Merlin confessando seus poderes a Arthur.

A morte de Uther acontece em uma sequência acelerada. A magia de Merlin tem o efeito contrário por causa de Morgana e logo estamos vendo Uther Pendragon dando seus últimos suspiros. O choro de Arthur e a forma com que ele se comporta demostram que o príncipe além de ter ficado desolado com a morte do pai também sentiu o peso de ter que passar a ser o comandante de todo o reino. Quão épico é esse momento?!

Não sei se essa é a última aparição do Anthony Heads na série, já que estamos falando de Merlin e a qualquer momento ele pode aparecer em um sonho ou por causa da magia de alguém. De qualquer forma, Anthony Head, o eterno Gilles de Buffy, fez um trabalho brilhante interprendo Uther, que foi durante todos esses anos um personagem muito interessante de acompanhar. Se Anthony Head queria um papel para fazer com que ele não fosse mais lembrado apelas por Buffy, em Merlin, por conta de Uther Pendragon, a façanha aconteceu.

Que emocionante é ver a lealdade de Merlin, né? O jovem warlock ficou sentado durante várias horas esperando Arthur terminar de velar o corpo do pai, mostrando que estará sempre ao lado de Arthur, principalmente nesses momentos difíceis. Apesar de todas as briguinhas infantis entre os dois, sabemos que Arthur e Merlin têm uma das melhores amizades em uma série, eles são um exemplo de companheirismo e lealdade, mesmo quando estão se dando patadas.

Se a gente esperava que quando Arthur fosse abrir a porta iriamos encontrar apenas um filho arrasado e deprimido por causa da morte do pai, a gente se enganou. Depois de longas horas ao lado do corpo do pai, Arthur depois de agradecer pela lealdade de Merlin apenas diz que é um novo dia. Arrisco complementar a frase do personagem dizendo que é uma nova era e uma nova fase no reino dos Pendragon. É finalmente o governo de Arthur Pendragon!

A coroação do Rei Arthur!!!!

Esse momento é simplesmente um dos que mais aguardei na série. Sempre quis ver isso e as consequências que essa coroação trará para a história da série, quero muito ver quais os rumos que a série irá tomar. Impossível não ficar levemente emocionado com todo mundo gritando “Long live the king!!” quando Arthur estava sendo coroado e assumindo o compromisso de ser rei de Camelot. A pergunta que fica é saber o que irá acontecer agora na Era Arthur Pendragon. O que acontecerá com o romance entre ele e Guinevere? E Merlin, continuará sendo apenas um servente qualquer? A perseguição à magia será tão radical quanto a feita por parte de Uther? Morgana conseguirá seu lugar ao sol no trono do reino?

È, precisamos assistir os próximos episódios de Merlin, mas deu pra concluir que muita coisa vai acontecer nessa temporada. Nos resta esperar!

Sobre Aécio Rocha
.

7 Responses to Review: Merlin 4×03 – The Wicked Day

  1. Vinicius disse:

    Ta dentre os episódios mais emocionantes da série, na minha opinião. Ver Uther levantando daquela cadeira, depois de passar 2 episódios inteiros sem se levantar de lá foi muito bom. Quando o Arthur sai da sala é um momento muito significativo da série, mostrando um novo começo, mas sem esquecer do que passou-se pela série.
    Achei que ele (Uther) merecia um “final” mais digno, contudo, como é Merlin, não posso colocar um fim nessa história.

    Foi irônica a morte dele ser por magia, mas acho que a maioria dos fãs da série tinha ideia de que seria deesse modo.

    • Aécio Rocha disse:

      Pois é, Vinicius.

      Concordo contigo sobre a emoção deste episódio que marcou a morte do Uther. Acho que isso era algo que já aguardavamos há um bom tempo e a história ficou bem construída por ter sido centrado em Arthur. Pareciamos estar diante do início de uma nova fase na vida de Arthur e que isso era o que importava no momento. A morte de Uther ficou meio como plano de fundo, não tendo sido a coisa mais digna e que honrasse esse personagem incrível.

      O dificil agora é saber se ainda veremos Uther Pendragon na série. Eu sinceramente espero que não, esperei tanto para a história de Arthur no comando de Camelot chegar logo, que acho que quero ver essa história se desenvolver. É um novo dia e quero saber o que esse dia nos trará!

  2. Sara disse:

    Eu amo a BBC.
    Merlin é uma série que evoluiu tanto!
    Eu achava que o fim do Uther seria mais “espetacular”. E acho que ele deveria ter morrido pelas mãos (literalmente falando) da Morgana… Deixa pra lá!
    O velho Merlin é incrível, a maquiagem e a atuação do Colin é excelente.
    E nem acredito que o ator que interpretava Gaius Baltar em BSG estará no próximo episódio! (adoro ele).

    Arthur sendo coroado Rei foi emocionante. Nem pisquei os olhinhos durante a fala do Geoffrey: “By the sacred law vested in me, I crown you Arthur, King of Camelot. Long live the King.”

    • Aécio Rocha disse:

      Sara,

      Saber que o ator que interpretava o Gaius Baltar de BSG irá fazer uma participação em Merlin pra mim também foi uma alegria? Maior respeito pelo elenco de Battlestar Galactica e vê-los em séries como Merlin já fazem o episódio valer a pena. Tô muito curioso pelo personagem dele!

      Concordo contigo sobre a morte de Uther. Acho que Morgs deveria ter sido diretamente responsável pela morte dele, acho que até poderia ter mágica pelo meio, algum feitiço pra enfraquecer Uther, mas o que queria mesmo era ver Morganinha tirando a vida de Uther com as próprias mãos e olhando nos olhos dele.

      A coroação foi emocionante. Fiquei o resto do dia inteiro com o “Long live the King” ecoando na minha cabeça. E gostei de ver Guinevere toda emocionada ao ver Arthur como rei de Camelot.

      Obrigado por sempre comentar nas minhas reviews, Sara!

  3. Fabi disse:

    Achei esse episódio muito curto pra muita coisa.
    Num momento tem o ‘atirador de facas’ querendo matar o Arthur. Esse tipo de história geralmente levava um episódio inteiro para resolver, e eu achei q seria mais um desses episódios, mas foi revertido muito rápido à situação grave do Uther.
    Depois a morte súbita de Uther. Que, apesar de ter sido anunciada desde o começo do ep, acredito q todos estavam tranquilos acreditando q Merlin conseguiria resolver a situação toda, mesmo com a Morgana atrapalhando.
    E, por fim, a coroação de Arthur. Que foi linda, mas eu ainda estava em choque, só esperando Merlin fazer alguma coisa.
    Ainda estou em estado de choque. Eu sabia q Uther morreria em determinado momento, mas não estava preparada psicologicamente para não ver mais Anthony Head (será q vou ter q apelar para Buffy?)
    Mas fico feliz em ver a série evoluindo tanto.
    Bom, boa sorte ao Arthur e, especialmente, ao Merlin que vai ter q aguentar o novo Rei com mais ódio ainda de Magia.

    PS: desculpa escrever demais. é q fiquei animada em achar um lugar q tem review de Merlin!!! adoro vc (L) hehe

    • Aécio Rocha disse:

      Fabi,

      Nem precisa pedir desculpas por escrever demais nos comentários. Adoro ler o que as pessoas acharam da review e do episódios, essa é uma das partes mais legal de escrever reviews de séries. Obrigado mesmo por comentar!

      Também achei o episódio curto praquele bazingalhão de coisas que aconteceram. Era uma coisa atrás da outra e o episódio parecia que ia ser mais um filler, com tudo se resolvendo no final e apenas avançando um pouquinho só na histório. Entretanto, nas últimas partes do episódio percebemos que as coisas poderiam não se resolver e que poderiamos mesmo estar diante da morte de Uther.

      Também fiquei em estado de choque quando vi que Uther estava morto. MORTO!
      Anthony Head foi uma das razões a me fazer dar uma chance pra Merlin, já que sabia que o ator era excelente e que a série devia ter algo especial para ele aceitar o papel. Ter que nos despedir assim tão de repente do personagem foi meio traumatizante, mas a história funcionou de uma ótima forma, já que agora a guerra contra a magia vai ganhar um novo líder: Arthur Pendragon.

      Mais uma vez, obrigado pelo comentário e volte sempre aqui pra comentar Merlin com a gente.

      • Fabi disse:

        Bom, se vc gosta de ler, então tenho uma boa notícia: agora q te achei, só te largo qndo vc parar de escrever review de Merlin. adoro discutir as séries, mas não tenho com qm discutir.😀

        Pois é. Como vc escreveu muito bem: o inevitável.
        o bom é q a história vai andar bem mais com o Arthur sendo Rei.
        Volto depois para o review do cap de hj.

        ps: bem q eu estranhei ver uma série com o Anthony Head na mesma época de Merlin: Free Agents. vc viu? Foram apenas 4 ep pq a série foi cancelada. mas vale por cada segundo q ele aparece.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: