Review: Merlin 4×02 – “The Darkest Hour – Part 2”

Quando você menos espera Merlin arranca seu coração e pisa nele!

Se a series 4 de Merlin estava prometendo ser mais sombria e mais adulta que as outras três temporadas, agora percebemos que não era só promessa. A segunda parte desta season première foi ótima e fez termos que nos despedir de um querido personagem da série. Bem, antes de falar sobre isso, precisamos comentar muita coisa sobre o episódio.

No final do episódio passado, Merlin se sacrificou no embate contra a Dorocha para salvar a vida de Arthur, um ato tão nobre que nem ao menos chegou a nos surpreender, já que conhecemos Merlin há um bom tempo para imaginar o que ele é capaz de fazer para salvar Arthur. Sabíamos que Merlin não ia morrer e que logo iam encontrar um jeito de trazê-lo de volta ao normal, mas ainda assim isso não diminui a agonia de assistir Merlin praticamente morto sendo carregado por Percival. A sequência da quase morte de Merlin teve bons momentos, entre eles, a preocupação de Arthur com seu servente/melhor amigo, o espirito de companheirismo dos Knights e a relação Merlin e Lancelot.

Lancelot ganhou destaque nesse episódio e vimos o personagem sendo ainda mais desenvolvido do que no episódio anterior. Gostei de assistir o alívio no olhar de Lancelot ao ver as Villias salvando a vida de Merlin, ainda melhor foi a conversa que Sir Lancelot teve com Merlin na cabana, quando deixou claro seus sentimentos por Guinevere, mas que estava ciente de que nunca teria uma chance com Gwen porque sabia que ela era feliz ao lado de Arthur. Todo esse papo de Lancelot dizendo que precisava proteger a vida de Arthur para cumprir a promessa que fez a Guinevere acabou fazendo muito sentido no final do episódio.

Enquanto isso, Arthur e os Knights tentam sobreviver do ataque de um monstro que mais parecia um castor gigante. Melhor é ver que, no meio de toda essa história, Sir Gwaine virou, de fato, o alívio cômico de Merlin. Sério, Gwaine está impagável, seja sendo lambido pelo castor gigante ou tirando a meia e espalhando chulé por todo o reino dos Pendragon.

Sir Elyan teve uma ótima cena com Arthur nesse episódio. É legal ver o quão devotados são esses Knights ao seu (quase) rei Arthur. Elyan dizendo a Arthur que ele e os outros Knights enfrentariam desarmados um exercito de mil homens por Arthur foi algo bem interessante. A cada dia fica mais claro que Arthur e Merlin não estão mais nas aventuras sozinhos e que os Knights estarão sempre estão dispostos a ficar sempre a se aventurar ao lado deles.

Killgarrah (aka o Dragão) está de volta. Depois do milésimo ataque da Dorocha, Merlin, que estava na companhia de Lancelot, se vê obrigado a conjurar seu amigo dragão para salvá-los e para escutar algum sábio conselho de Killgarrah. Como sempre o dragão fala algo sobre o destino de Emrys, faz algum mistério sobre o futuro e deixa várias interrogações, mas pelo menos dessa vez a dinâmica da coisa foi diferente porque Lancelot estava lá de olhos esbugalhados encarando o gigantesco Killgarrah. A certeza que tínhamos era só a de que Merlin estava disposto a se sacrificar pra salvar Arthur e todo o reino. Ah e claro, Killgarrah diz a Lancelot que ele é o mais nobre dos Knights. Hmmmmm…..

Com a ausência de Arthur, tio Agravaine está ditando as ordens em Camelot e percebemos que ele começa a mostra suas garras e sua evilness. Minha preocupação sobre a função social de Guinevere na série diminui quando vi que ela está bem no meio dos planos malignos e mortais de Lady Morgana e Agravaine. Que alegria saber que não estão desperdiçando Guinevere na série e que legal foi assistir a nossa servente preferida se impondo contra as péssimas decisões de Agravaine e mostrando seu talento para ser Rainha de Camelot.

Agravaine e Morgana estão acertando seus ponteiros e chegando a conclusão de que a melhor coisa a se fazer agora é acabar com Guinevere, que, segundo os sonhos premonitórios de Morgana, será em breve rainha de Camelot. Então, para os dois, a melhor coisa é cortar logo o mal pela raiz e matar a pobre Guinevere.

Fiquei desapontado no episódio porque ainda estou esperando um momento super diabólico de Morgana e isso ainda não aconteceu. Tá, o ataque à Gwen foi relevante, mas ainda assim está longe de ser algo evil a ponto de deixar o nome de Morgana para a eternidade. Seja evil, Morgana!!!!!!

Depois do reencontro de Merlin e Lancelot com Arthur e os Knights, temos o momento mais esperado do episódio, que é a prestação de contas com a Calliach. Enquanto os Sirs Elyan, Leon e Percival ficam para trás lutando contra monstros voadores (efeitos especiais cocô!), Merlin, Arthur, Gwaine e Lancelot vão ao encontro de Calliach na intenção de repararem o véu que separa o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

Apesar das dicas durante o episódio, não esperava que algo tão trágico quanto a morte/sacrifício de Lancelot pudesse acontecer. Imaginava que alguma coisa fosse acontecer e tudo fosse ficar bem no final, mas estava enganado. A morte de Lancelot acontece tão rapidamente que nem temos tempo de processar a informação.

Quando Killgarrah disse que Sir Lancelot era o mais nobre de todos os Knights era a isso que ele se referia. Lancelot se sacrificou para cumprir sua promessa a Guinevere, para salvar Arthur e Merlin e para garantir a segurança de todo o reino. Um gesto marcante e que fará com que Lancelot nunca seja esquecido por nós. A cena final de Lancelot foi bem bonita, mas acho que aconteceu muito rápido e a emoção só veio mesmo com o funeral de Lancelot com toda a tristeza de Guinevere.

Guinevere sempre soube emocionar os fãs de Merlin e dessa vez não foi diferente. Olhar Gwen desabando no choro por causa da morte de Lancelot e da culpa que sentia por isso foi de partir o coração. Lancelot era apaixonado por Guinevere, se sacrificou para cumprir uma promessa que fez a sua amada e apesar de Gwen nunca ter dado esperanças à Lancelot, sabíamos que ele seria capaz de tudo para cumprir tal promessa.

Com a “morte” de Lancelot as coisas voltam a ficar normais no mundo, sem mais ataques da Dorocha e interferências do mundo dos mortos na Terra. Mesmo assim, sabemos que não veremos paz em Camelot enquanto Morgana estiver viva, então podemos esperar que logo o caos reinará sobre o reino de novo. No entanto, neste momento Camelot, Arthur e seus Knights tentam apenas encarar a vida depois de terem perdido um dos seus mais honrosos homens. Uma perda muito grande e que nos deixa pensando se isso afetará a dinâmica e a convivência dos Knights. E também se a mágica no mundo de Merlin será capaz de trazer Lancelot de volta, já que várias interrogações ficaram com a “morte” dele.

Até a próxima semana!

Sir Lancelot #RIP

Sobre Aécio Rocha
.

3 Responses to Review: Merlin 4×02 – “The Darkest Hour – Part 2”

  1. Sara disse:

    Acabei de ver este episódio. O ruim de Merlin é que quando acaba, eu quero mais! Os Cavaleiros merecem mais espaço, Gwaine é ótimo e tenho certeza que é garoto propaganda da Pantene porque aqueles cabelos é uma coisa! Meu momento fangirl!
    Contagem regressiva para a morte do Uther: começou agora.
    Eu acho que só ouvi o nome do dragão uma vez na série. Guinevere é muito, muito legal, o interessante é que em outras Camelot por aí ela é meio chatinha, mas em Merlin não tem ninguém chato. A Morgana é má, mas precisa se esforçar mais na malvadeza, ela está começando a me dar pena. Os efeitos especiais nem me incomodam. O negócio é: tem magia, luta, cenas épicas e todos aqueles ideais da Cavalaria? Então tá ótimo. Eu esperava pela “morte” do Lancelot. Mas ele volta. Como? Não faço ideia. Num trailer ele está vestindo preto e beijando Gwen.
    Que comentário longo! Foi mals!
    Aécio, sua review estava excelente, tomara que mais pessoas descubram esta série fantástica.

    • Aécio Rocha disse:

      Sara,

      Uther tá demorando tanto pra morrer que não duvido nada de vê-lo enrolar até o final da temporada pra bater as botas. Pois é, a Guinevere em Merlin é diferente das outras Guineveres das diversas versões que existem das história do Rei Arthur, em Merlin ela é uma das personagens mais agradáveis e na maioria das outras versões ela é bem chatinha.

      Pois é, acho que as chances do Lancelot conseguir deixar o coração de Gwen balançado vai ser com o retorno (será que vai ser algo passageiro?!) dele ao mundo dos vivos, acho que aí sim Arthur precisa ficar preocupado. Também não faço a minima de como ele vá voltar, mas aposto que Merlin ou Morgana estarão no meio disso!

      Eu agradeço os elogios e os comentários. Mesmo mesmo!

  2. Lu disse:

    Oba! Finalmente algum blog resenhando Merlin! *____*

    Eu adorei esse episódio, mas concordo com vc: a Morgana está carecendo de malvadeza. Aquele ataque à Gwen foi muito fraquinho.

    Falando em Gwen, eu gosto da personagem. Eu só acho que poderiam ter escolhido uma atriz mais bonitinha. Por que, né? Arthur e Lancelot atrás dela…. e se não me engano, o Gwain também deu uma cantada nela. Achava que a Gwen, no mínimo, deveria ser tão bonita quanto a Morgana.

    Ansiosíssima pelo próximo episódio!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: