Review: Merlin 4×01 – “The Darkest Hour – Part 1”

O momento mais sombrio na história de Merlin e o choro do (quase) Rei Arthur.

Quase um ano depois da exibição da season finale da series three de Merlin, a série está de volta para o seu quarto ano e pelo que deu para perceber as coisas serão muito interessantes nesta temporada. Merlin começou como uma série bobinha e infantil, sem grandes episódios e a atenção dada à magia se resumia na história de Merlin descobrindo seus poderes e nos casos da semana que sempre envolviam alguma manifestação sobrenatural. Da última temporada para cá as coisas mudaram, a série, assim como o seu público alvo, amadureceu e hoje vemos uma série mais sombria e mais adulta. E isso tem influenciado bastante para o crescimento da qualidade dos episódios da série.

Na series four de Merlin a série dá um salto de um ano dos acontecimentos da reta final da temporada passada. Lady Morgana fugiu de Camelot depois de ter sido atacada (e destronada) por Arthur e seus cavaleiros, Uther sofre com a traição de Morgana e nem ao menos tem forças para governar Camelot, que agora está sob o comando de Arthur. Além disso, Agravaine, um tio de caráter duvidoso de Arthur, apareceu em Camelot para ajudar Uther e Arthur nesse momento complicado. Tá, de cara a gente sabe que Agravaine não é peça boa!

Aparentemente as coisas estavam indo bem em Camelot, sem grandes problemas e Arthur está cada vez mais se mostrando ser um excelente governante. Tudo estava bem até Morgana dar as caras. Sério, muito amor por essa Lady Morgana!

Margause era evil e não poderia morrer sem instaurar o caos em Camelot. Gostei de ver Morgana realizando o pedido da irmã e sacrificando Margause para que com seu sangue pudesse quebrar o véu que separa o mundo dos vivos do dos mortos, despertando Callieach, a guardiã dos portões do mundo dos mortos, e soltando um mal de dimensões nunca antes vistas no reino dos Pendragon. Agora que Margause se foi (finalmente!) espero ver Katie McGrath ganhando destaque na série, não aguentava mais ver todo o potencial da atriz/personagem sendo desperdiçado com ela sempre ficando em segundo plano nas histórias. Quero Morgana fazendo muita maldade em Merlin!!!!

O sacrifício de Margause trouxe enormes consequências para Camelot e para os reinos vizinhos. Os espíritos (que efeitos especiais lixo, hein!) que escaparam do mundo dos mortos passaram a percorrer o mundo dos vivos, conseguindo com apenas um pequeno contato tirar rapidamente a vida de qualquer pessoa. O modus operandi dos espíritos muito me lembrou o ataque dos Dementadores de Harry Potter, só faltou o beijo da morte!

Uma das melhores coisas da temporada passada foi o momento épico da criação oficial dos Cavaleiros da Távola Redonda e essa era uma das histórias que mais queria ver nesta temporada. Que coisa sensacional é assistir Arthur, Percival, Gwaine, Lancelot, Elyan, Leon e Merlin lutando por Camelot, né?

A inserção dos Knights na história de Merlin está sendo um presente. Antes tínhamos somente Merlin e Arthur nas cenas de ação da série e agora temos todo um grupo de personagens que contribui muito para entendermos a dimensão do drama em Camelot. E o melhor é ver que todos os knights têm histórias e personalidades bem construídas, e que não estão ali apenas fazendo figuração. A ceninha do Percival salvando as criancinhas com a ajuda de Elyan foi uma das mais bacanas do episódio.

Ainda sobre os knights, Lancelot recebeu um bastante destaque no episódio, né? Ainda existe aquele clima amor não correspondido entre Guinevere e Lancelot, mas agora o cavaleiro já demonstra aceitar que Gwen está, de fato, apaixonada por outro homem. Não só isso, Lancelot também aparece como fiel escudeiro de Merlin, continuando a guardar o segredo de Merlin e se mostrando sempre preocupado com a vida do seu amigo mago. Espero que o mesmo destaque seja dado aos outros knights também!

Falando em Guinevere…nossa, que saudade de falar esse nome! Que saudade da doçura da Gwen e de ver Angel Coulby em cena!

O romance de Guinevere e Arthur continua sendo uma das histórias mais interessantes da série. Sempre achei que esse amor todo pudesse nos incomodar depois de um tempo, mas ainda hoje continua sendo uma diversão assistir esses dois tentando ficar juntos. Gwen e Arthur são ótimos personagens e a história deles foi construída muito bem durante os três primeiros anos de Merlin, então é impossível não torcer pelos dois.

Apesar de ter tido apenas uma pequena participação no episódio, a cena de Guinevere se despedindo de Arthur, que estava disposto a se sacrificar por Camelot, foi bem emocionante. Porra, deixem esses dois serem felizes!!!!

Emocionante também foi o choro de Arthur. Na cena deu pra perceber que o príncipe estava botando pra fora toda a dor que estava sentindo pelo estado de saúde de Uther e por toda a confusão fantasmagórica que Morgana causou em Camelot.

Caminhando para o fim da review percebo que falei de todo mundo menos do Merlin. Pela primeira vez na série vemos Merlin completamente indefeso perante um inimigo, seus poderes não funcionam contra os espíritos do mundo dos mortos e dessa vez ele não tem muito como ajudar Arthur e seus cavaleiros durante as batalhas. Fora isso, Merlin está cada dia mais próximo de enfrentar sua nemesis Morgana. A história vem sendo construída para que Morgana lute para derrotar um poderoso mago chamado Emrys, inclusive os sonhos premonitórios dela estão sendo sobre isso, não sabendo ela ainda se tratar do seu velho amigo Merlin (forcei, né?!).

A primeira parte desta season première de Merlin acaba com um momento de tensão: Merlin se sacrificando para salvar Arthur. Todo mundo sabe que Merlin não vai morrer e que no próximo episódio vão resolver tudo, ainda assim foi uma excelente forma de encerrar o episódio. E pelo que deu de ver no promo do episódio da semana que vem as coisas ficarão ainda mais tensas em Camelot, ou seja, vai ser impossível conseguir largar Merlin.

No geral tivemos um ótimo episódio, bem acima do nível que vimos nas premières das temporadas anteriores. Como prevíamos pelos ganchos deixados as coisas irão evoluir bastante e aposto que logo estaremos diante da coroação de Arthur (e Guinevere) e da morte de Uther. Bom saber que Merlin está de volta para nos divertir e garantir bons momentos assistindo essa despretensiosa série.

Sobre Aécio Rocha
.

4 Responses to Review: Merlin 4×01 – “The Darkest Hour – Part 1”

  1. Sara disse:

    Sou maluca por esta série. Li a sua review e adorei! Os efeitos ás vezes são meio pobrinho, mas a trama é tão caprichada e os atores tão talentosos que isso nem tem importância. Morg vai detonar nesta temporada. Amei os Caveleiros! Acho que desta temporada, Uther não passa! Tio Agravaine é muito legal. Acho que ele passará a perna em Morg (abre o olho Lady).
    Gwen e Arthur= Perfeição! Adoro o casal. Este episódio foi maravilhoso, e a guerra de Merlin e Morgana começou, nome do rival ela já tem, só falta descobrir a identidade (adoro o velho Merlin). A promo do próximo episódio me deixou mais ansiosa.

    • Aécio Rocha disse:

      Sara,

      Uma alegria ver uma fã de Merlin se manifesando aqui nos comentários. Sim, a série é uma coisa viciante, ela tomou um rumo tão interessante que é impossivel não querer assistir logo tudo de uma vez. Pois é, os efeitos especiais da série ainda são bem envergonhantes, mas mesmo com animações que parecem terem sido feitas no paint, a série continua sendo uma coisa muito muito interessante.

      A oficialização dos Cavaleiros da Távola Redonda era algo que eu esperava desde a primeira aparição de Lancelot e Gwaine na série. A espera valeu a pena, já que a dinâmica entre os Knights está sendo ótima. E espero que só melhore daqui pra frente!

      Espero que Lady Morgana mostre que é do mal e que não vai deixar Tio Agravaine passar a perna nela, mas já deu pra perceber que o Agravaine não é peça boa e é melhor Morganinha abrir o olho!!!

      Também estou ansioso pelo próximo episódio, volte aqui depois para comentar o episódio com a gente!

      • Sara disse:

        Eu volto! Quando vi as temporadas passadas, ficava procurando reviews. Gosto de ler as opiniões:) Creio que Merlin não tem a popularidade que merece, as pessoas são obsecadas com as séries do Tio Sam (BBC e E4 arrasam e tem MUITA gente que acha que só EUA produz série).

  2. Eliane disse:

    Olá para todos,
    eu só descobrir a série Merlin, pouco mais de duas semanas e “devorei” as 4 temporadas em dois dias. Eu sempre gostei da lenda do Rei Arthur e seus cavaleiros, logo, não esperava que essa série fosse me surpreender tanto. Eu amei a relação de amizade entre Arthur e Merlin e adorei (e vi várias vezes) as cenas que envolve Arthur e a Gwen. Eles são lindos juntos (alguém sabe se esses dois atores tem algum tipo de relação sem ser amizade?).
    Eu gostaria de saber a onde eu encontro Reviews da terceira temporada, principalmente do episódio 3×10 no qual tem a cena de beijo mais lindo que eu já vi na tv entre Gwen e Arthur?
    Beijos para todos e eu amei o blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: