[Opinião] Law & Order: UK – Cinco temporadas depois…

Podemos dizer que a Justiça britânica está sendo muito bem cuidada, né?

Tenho uma sina com séries esquecidas. Sempre me pego assistindo séries que quase ninguém assiste, séries que nem tenho com quem comentar ou nem ao menos onde ler reviews pra aliviar a tensão depois de um episódio arrepiante. Essa preciosidade chamada Law & Order: UK é mais uma dessas séries que ninguém está assistindo e, como fã da série, me senti no dever moral de escrever alguns parágrafos sobre ela pra ver se encontro outros fãs desse drama britânico.

É bom começar dizendo que é bem curioso ver uma série britânica adaptada de uma série americana, estamos acostumados com o sentido inverso da coisa que quando o contrário acontece acabamos estranhando. No entanto, não me sinto no direito de comparar Law & Order: UK com as zilhões de versões americanas de Law & Order, já que nunca tinha assistido absolutamente nada da franquia até começar a ver a versão inglesa.

O que me fez querer ver a série tem nome e sobrenome: Freema Agyeman. Eu, fã de Doctor Who, certamente não poderia estar perdendo uma série com a minha querida Martha Jones no elenco, então quando vi que tinha a Freema decidi que já era motivo suficiente pra dar uma chance pra série. Sábia decisão!!

Law & Order: UK é um excelente drama, excelente mesmo. A impressão que temos é que os episódios da versão britânica são adaptações dos melhores episódios da versão americana, já que quase sempre somos surpreendidos com episódios incríveis. Os casos são sempre interessantes e estão sempre em primeiro plano na série, deixando os dramas pessoais dos policiais e promotores de justiça da série para serem abordados de um modo mais sutil.

O elenco da série é um presente. Não canso de rasgar elogios para Bradley Walsh, Freema Agyeman, Jamie Bamber e Ben Daniels, que estão no centro das histórias nos primeiros quatro anos da série e mais tarde, na quinta temporada, temos a chegada de Dominic Rowan e Peter Davison pra completar o incrível elenco.

A série, seguindo o modelo da franquia L&O, divide seus episódios em dois momentos: a investigação criminal e processamento dos acusados. A dinâmica de Matt e Ronnie na investigação dos crimes é uma coisa ótima de assistir, os dois formam uma dupla extremamente competente e sempre conduzem a primeira parte do episódio de uma forma bem interessante. Não desmerecendo os dois policiais, mas se tudo já é ótimo na investigação, no momento da ação dos promotores a coisa fica ainda mais bacana.

James Steel é um dos caras mais fodas que vi numa séries nos últimos tempos. Fiquei morrendo de medo da série desandar, no quinto ano, quando o personagem saiu da série, mas ainda bem que Dominic Rowan está mandando muito bem com o seu Jacob Thorne. Aleesha Philips é outra coisa que chama nossa atenção. A personagem, como muito bem dito por ela, passa longe de ser apenas um rostinho bonito e consegue ser extremamente relevante na Promotoria. Bom ver que James Steel (e Jacob Thorne) possuem uma excelente fiel escudeira.

Ao longo dessas cinco temporadas (apenas 32 episódios!) vemos muito caso interessante, poucos são os que não nos deixam vidrados no episódio. As mortes sempre intrigantes, claro, já servem pra nos prender ao episódio e acompanhar passo a passo as investigações de Matt e Ronnie. Ainda assim, mesmo tendo alguém para punir pelo crime é preciso garantir que o júri irá declarar que o acusado é realmente culpado, aí já aparecem os promotores sendo incríveis e fazendo tudo o possível para não deixar um assassino caminhar impune pelas ruas de Londres.

Sério, é impossível não ficar comemorando quando no final do episódio, depois de um enorme esforço tanto dos policiais quanto dos promotores, escutamos alguém do júri dizer em um carregado sotaque britânico que o acusado é “guilty!”.

Caminhando para o seu sexto ano, coisa bem diferente para uma série britânica, Law & Order: UK não demonstra sinal de cansaço. A série conseguiu manter a qualidade dos episódios durante todos esses anos e me surpreendeu por continuar bem relevante mesmo com a saída do seu personagem mais interessante, James Steel. Como disse antes, estamos diante de uma daquelas séries que os casos/investigações são o verdadeiramente o foco. Policiais e promotores apesar de extremamente queridos e relevantes nos episódios, acabam podendo ser substituídos por outros personagens igualmente competentes como é o caso de Steel.

No quinto ano, depois de uma temporada com ótimos episódios, investigações caprichadas e a nova dinâmica trazida a série com a chegada de Jacob e Henry Sharpe, nos vemos em uma season finale que deixou todo e qualquer fã da série em estado de choque. Não estou querendo nem imaginar que vai realmente acontecer o que eu acho que vai acontecer na série porque não quero antecipar meu sofrimento. Será uma longa espera até termos uma resposta aos últimos momentos do mindblowing “Deal” e já fico muito orgulhoso com o gancho deixado pela série, que até então não tinha tido um final de temporada tão impactante quanto esse da quinta temporada. Volto a dizer: a espera vai ser longa!

Law & Order: UK é uma ótima série policial/jurídica, conseguindo mandar bem nas duas áreas. Não, ela não é uma daquelas séries obrigatórias e que todo mundo deveria estar assistindo porque vai mudar as nossas vidas, no entanto, ela merece sim o reconhecimento e tem sim uma qualidade superior a muita coisa que estamos assistindo por aí.

Recomendo a série para aqueles que estão procurando uma boa série para assistir e querem ver algum procedural drama pra passar o tempo com episódios que com certeza não decepcionarão na qualidade, assim como aos fãs da franquia Law & Order. Law & Order: UK deve voltar apenas no ano que vem, ou seja, quem ainda não acompanha a série terá tempo de sobra pra conferir os episódios e se juntar ao pequeno grupo de fãs dessa série. Ah e aos fãs, se é que existe alguém além de mim vendo essa série, adoraria ver comentários no post pra descobrir que não estou vendo a série sozinho.

Sobre Aécio Rocha
.

19 Responses to [Opinião] Law & Order: UK – Cinco temporadas depois…

  1. Eu adoro essa série, mas só encontrei legenda da 1ª temporada. Não dá pra ver série britânica sem legenda, o sotaque deles é muito forte.

  2. Aécio Rocha disse:

    É uma pena que nenhuma equipe de legenders esteja fazendo as legendas de Law & Order: UK, Gabriel. Isso acaba influenciando no número tão pequeno de pessoas que assistam a série. É bem complicado entender a série sem legendas, por isso recomendo que tu tente pegar pelo menos as legendas em inglês dos episódios, já ajudam imensamente na compreensão das histórias e vale muito a pena porque a LAOUK está em um ótimo momento.

  3. Ana Valéria disse:

    Não, vc não esta sozinho…rsrs. Comecei a assistir pelo A&E, não tenho paciência pra assistir pela net e a minha conexão tb não ajuda. A record começou a exibir, mas como não acompanhei, não sei se ainda está passando. No momento, estou aguardando pra saber se o A&E irá continuar exibindo.
    Ah! Não tem nada a ver com o post, mas vc pode me responder se vcs ainda irão postar reviews de The Closer? Tb adoro e já estou chorando o término…
    Obrigada.

    • Aécio Rocha disse:

      Ana Valéria,

      Hahaha Bom saber que não estou sozinho acompanhando Law & Order: UK. Não sabia que a série estava sendo exibida pela Record, pelo menos é mais um meio para os brasileiros conhecerem a série. Espero que os legenders se habilitem a legendar a série para ver se ela fica mais divulgada. Ah e estarei torcendo pro A&E continuar exibindo a série para que você logo possa chegar nos excelentes episódios do quinto ano da série.

      Quanto aos posts de The Closer, ainda essa semana faço o post pra comentar os episódios atrasados e aquela arrepiante summer season finale.
      :

  4. André Costa disse:

    Onde ela está sendo exibida atualmente? Tbm sou fã dessa série, a versão inglesa, evidentmente, que costumava assistir no A&E, ano passado, alguém sabe me dizer se ainda está sendo exibida aqui no Brasil? Grande abraço!!!

    • Maria Madalena Alves disse:

      Boa Tarde!!
      Essa maravilhosa série está sendo transmitida pelo canal A&E, nas terças-feiras ás 23:00hs, mas infelizmente está sendo dublado. (3ª Temporada)
      Espero ter ajudado.

  5. André Costa disse:

    Agradeço a atenção, e vcs tbm não estão sozinhos, rs, sou fanático por Law and Order UK.

    • Aécio Rocha disse:

      André,

      O A&E exibia nas noites de quarta-feiras às 23hrs. Não sei se a série ainda está na grade de programação do canal, acredito que não. Então é torcer para que o canal volte a exibir os episódios!

      Hahaha Bom saber que estão aparecendo outros fãs da série. Fico realmente feliz com isso!

  6. Grace disse:

    Aqui em casa somos dois super fãs da série. Até porque com um marido inglês, nada mais gostoso do que ouvir o ‘accent’ (sotaque) inglês de atores tão competentes.
    Muito boa a sua resenha sobre a série.
    Um abraço,
    Grace

    • Aécio Rocha disse:

      Grace,

      Bom saber que Law & Order UK tem fãs aqui no Brasil. Fico feliz com os comentários de vocês por saber que nã estou sozinho assistindo essa série. Confesso já estar com saudade da série, ainda mais depois daquela impactante season finale da series 5.

  7. diadorim m. disse:

    A A&E só exibiu até a terceira temporada… Estou desesperada porque até agora, já quase perto do fim do ano, eles não começaram a exibir… Como você conseguiu assistir todas as temporadas? Mora em Londres ou baixou tudo??

    • Aécio Rocha disse:

      Uma pena que o A&E não tá mais exibindo a série. Então, eu baixei tudo e assisti praticamente tudo de uma vez. Baixar a série é tranquilo, só que não tem nenhuma equipe de legenders cuidando de Law & Order UK, por isso a boa saída é recorrer a legendas em inglês pra facilitar nossas vidas.

      Espero que tu consiga dar um jeito pra assistir os eps que te faltam, a série está cada vez mais incrivel!

  8. Milton disse:

    A&E nao vai mais passar? Poxa, tava pensando que era uma entressafra de temporadas. Certeza mesmo que nao vão? Q horário passa na Record? Onde da pra assistir on (com legendas). Valeu

  9. Lourdes disse:

    Assisti alguns episódios pela A&E e estou feito louca na net procurando para baixar a série completa ou assistir online com legendas.se alguém puder me indicar algum site ficarei grata pois, até agora encontrei alguns mas, não oferecem a série completa.abraços a todos

  10. Malu disse:

    Law and Order UK é muito bom!!! Já era fã da série americana e também acompanhei a adaptação francesa “Paris enquêtes criminelles” ou “Paris contra o crime” que passava no GNT (aliás, ÓTIMA também que merecia mais atenção de todos).

    Mas de todas Law and Order UK é a minha preferida. E são várias as razões.

    A fotografia da série é mais bonita e bem cuidada, destacando o azul e não deixando Londres tão cinzenta como é sempre retratada. Na parte técnica, ainda, destaque para os enquadramentos fechados quando os detetives e promotores estão discutindo, possibilitando ao espectador observar toda a emoção dos atores.

    Também temos o elenco. wow! Todos são ótimos! Sério, não tem nenhum que destoa, como foi dito no texto. Quando o Steel saiu de cena, achei que a série poderia perder o fôlego (como ocorre com muitas séries quando há saídas de personagens chaves), mas os novos personagens são impecáveis! As histórias também são de arrepiar e muito bem escritas, com tensão e humor que só os britânicos são capazes de fazer. Concordo quando é dito que os dramas pessoais do personagem são mais sutis e acho que isso ajuda muito a série a se diferenciar da versão americana.

    Enfim, sempre faço propaganda da série, pq ela merece atenção de todos!
    Muito bem escrito o seu texto, parabéns!

  11. Erica disse:

    Sou mt fã dessa série!!! assisto toda Terça no A&E, o problema é que n acho para baixar.

  12. Mari B. disse:

    Melhor L&O ever.

    Mas não encontro a 3ª temporada em CANTO NENHUM. Assisti a 1ª e a 2ª e até encontro links para 4ª e 5ª, mas essa 3ª… Ô temporada difícil! Não encontro em torrent, não encontro de jeito NENHUM.

    Mas, enfim, sou apaixonada pelo o pouco que assisti dessa série. Ótimo elenco, ótimos casos, ótimo sotaque britânico.

  13. celia maria disse:

    Adoro essa serie tb, fiquei triste ao saber que o James Steel sairia da trama, não entendi porque ele saiu, pois era um dos que eu mais gostava.
    Aí vem esses idiotas que dão premios e preferem Série Dramática – supernatural, pode?
    Nova Série Cômica – 2 Broke Girls, pode?
    e por ai vai o mau gosto….

  14. Adriano disse:

    Podemos disponibilizar as legendas mas de forma paga. Todss temporadas. É só falar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: