Review: 24 Horas – O fim

Shut it down

E lá se vai outra das maiores séries da década. Menos meloso mas não menos dramático que o final de Lost, 24 Horas acabou de modo digno, dando fim aos dias difíceis de um dos grande ícones pop do século XXI. Jack Bauer vai fazer falta.

Primeiro, preciso de um momento “reclamão”: vamos concordar que já estava mais do que na hora de 24 Horas acabar. Depois de 8 temporadas, o “inovador” formato da série já estava se tornando seu ponto fraco, graças as várias limitações que o “tempo real” – com as devidas conveniências – tinha. Além disso, ameaças terroristas perderam o impacto que tinham e o público foi se cansando. Difícil dizer se acabou na hora certa, já que esse ano a série nunca chegou tão perto de se tornar horrível. Mas enfim, a temporada deu a volta por cima a tempo de terminar dignamente.

Agora, os elogios. final foi exatamente o que eu esperava de 24 Horas: melancólico, tenso e sem um final exatamente feliz pra nenhum personagem. Os dois últimos episódios provavelmente figuram entre os melhores da série, agoniantes, com aquele clima insuportável de urgência e várias coisas acontecendo ao mesmo tempo.

A presidente, que de personagem fantástica na temporada passada se mostrou de uma incompetência ímpar aqui, teve o final que merecia, desistindo do Tratado de Paz, revelando a farsa dos russos e renunciando ao cargo, depois de se afundar tanto em erros. Concordo que a decisão que ela teve que tomar foi uma das mais complicadas que qualquer presidente já tomou em toda a série, mas depois disso, ela podia ter acertado e só foi piorando a situação. Mereceu seu destino.

Logan, que foi quase um demônio pra presidente e sofreu maus bocados em alguns dos melhores momentos que 24 Horas já nos proporcionou no episódio 20, tomou uma atitude que me fez ficar em choque: no último segundo, quando ficou sem saída, ele tentou se matar e nem isso conseguiu! Espero ver ele no filme, da pior maneira possível, porque, apesar de ser um personagem fantástico, ele bem que merece se ferrar… tentou matar o Jack!

Mas antes de chegar em Jack, ainda tem a Chloe, a melhor personagem da série depois do protagonista, que foi sensacional nesses últimos episódios. Álias, Mary Lynn Rajskub mostrou todo seu potencial nessa reta final, fazendo um trabalho excepcional, principalmente no último episódio. A última cena foi pra engolir em seco. Se bobear, ela vai fazer tanta falta quanto Jack, ou até mais.

E finalmente, Jack Bauer. Ícone da cultura pop e um dos grandes heróis da ficção, teve um final bem coerente com sua jornada, sofrendo até os últimos momentos e, quando chegou muito perto de ser morto, foi salvo pela presidente, muito ferido e ensanguentado (veja só, ele é humano!) só pra descobrir que vai ter que fugir do governo americano e do russo, afinal vai ter que pagar pelos seus atos nas últimas horas.

Os últimos minutos foram os que determinaram o fim. Jack se despediu de Chloe, aparentemente pra sempre, agradecendo ela por tudo que fez durante todos aqueles anos e então, a melhor amiga do protagonista soltou a frase que inicia esse post e a realidade de que 24 Horas iria acabar desabou sobre todo mundo. Enquanto em Lost o clima de final ficou claro durante todo o episódio, aqui isso só aconteceu nos últimos minutos e talvez por isso foi tão aterrador. A série acabou com a imagem de Jack Bauer enchendo a tela e fugindo, sabe lá Deus pra onde, seguido pela contagem final do relógio. Nada mais justo para um dos personagens mais importantes da TV nos últimos tempos.

24 Horas vai fazer muita falta. Apesar de ter tido vários altos e baixos e ter uma fórmula meio pronta, a série sempre conseguiu deixar o telespectador tenso e envolvido na trama como poucas séries conseguem, além de contar com momentos antológicos e um personagem principal que mesmo tendo mil defeitos, nos faz torcer pra ele até o último minuto e comemorar quando a missão é cumprida. Agora, é esperar pelo filme pra uma despedida definitiva, mas enquanto ele não vem… até mais Jack Bauer e boa sorte nessa sua jornada, que pelo jeito está longe de acabar…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: