[Listas] Melhores amigas Vs Protagonistas: as amigas sempre levam a melhor!

Uma das minhas teses sobres o mundo das séries é de que as coadjuvantes, na maior parte do tempo, são sempre mais interessantes que as protagonistas das séries. Esse (quase) fato fica ainda mais evidente quando a personagem-protagonista é melhor amiga da personagem-coadjuvante e por elas estarem sempre juntas a gente acaba percebendo que a estrela da série é bem chatinha quando comparada com sua melhor amiga. Mas claro, não posso levantar esse fato sem trazer uma fundamentação para comprová-lo, por isso listei dez duplas de amigas que deixam claro o porquê das melhores amigas-coadjuvantes salvarem e deixarem mais interessantes muitas séries que assistimos por aí. Então vamos à lista…

1) Meredith Grey and Cristina Yang

Não tem como começar a lista sem falar dessas duas. Seria unânime a votação entre os fãs de Grey’s Anatomy de que a Cristina é um personagem extremamente mais interessante e complexa do que a Meredith, não sendo a toa que ela rouba todas as cenas em que aparece. Primeiro, porque não tem nem como comparar o talento e a genialidade da atuação da sempre incrível Sandra Oh com a performace apenas “ok” da Ellen Pompeo que apesar de ser a protagonista da série acaba sendo ofuscada não somente pela Cristina, mas por vários outros personagens mais interessantes.  A amizade delas é realmente muito bonita e já tivemos cenas incríveis entre as duas, mas todos sabemos que são os conflitos, a cabeça dura, o orgulho e o drama da Cristina que nos deixam loucos pra ver os próximos episódios de Grey’s Anatomy.

2)  Marissa Cooper e Summer Roberts

Se Marissa era uma garota enxaqueca, irritante, inconstante, que atraia todos os problemas do mundo pra ela e sempre estava sofrendo por alguma coisa, Summer, sua melhor amiga, era justamente o contrário. Summer era uma das melhores personagens de The OC, além do que junto com o Seth fez parte de um dos casais mais queridos pelos fãs de séries. A Little Miss Vixen (referência para os fãs da série como eu!) que aparentava no início ser a garota mais superficial do planeta, se mostrou nas quatro temporadas da série como uma personagem extremamente divertida, com ótimas histórias e que deixava no chinelo todo o draminha adolescente da sempre complicada Marissa. Tanto que sou um daqueles que defendem que a morte da Marissa só serviu para The OC voltar aos seus tempo de glória e, claro, tendo a Summer nos divertindo até os últimos suspiros da série.

3) Peyton Swayer e Brooke Davis

A fórmula loira-enxaqueca e morena-interessante aparece novamente, só que agora em One Tree Hill. P. Swayer sempre foi uma garota mais fechada, que utilizava seus desenhos e a música como válvula de escape pra TODOS os problemas que ela tinha na vida, enquanto isso B. Davis era uma garota gostosa linda, muito, mais muito divertida e que aos poucos foi roubando One Tree Hill pra ela. E conhecendo as duas amigas com o avançar das temporadas a gente viu que a vida de Brooke não era nada fácil, mas mesmo assim ela conseguia ser uma personagem muito engraçada e interessante, sem se tornar chata e enxaqueca como muitas vezes Peyton acabou ficando. Foi a Brooke que nos deu muitas cenas inesquecíveis de One Tree Hill e as tiradas mais legais da série. Então, tem como não amar a B. Davis?!

4) Christine Campbell e Barb Daran


Com essas duas não temos apenas mais uma amizade entre duas ótimas personagens de série, mas sim um show de talento para atuação em comédia com a Julia Louis-Dreyfus e a Wanda Sykes. Tanto que fica até difícil escolher entre as duas já que tanto Christine como Barb são incrivelmente divertidas, mas não tem como negar que Old Christine estaria beirando a ser mais apenas mais uma comédia se não tivessemos todo o humor ácido e os comentários sarcástico de Barb para as trapalhadas e confusões que Christine se mete. O que é muito legal em Old Christine não é apenas esperar pra ver qual vai ser o próximo problema que Christine vai entrar, mas sim querer saber qual vai ser a reação da Barb quando ela descobrir. Aos pouquinhos a Barb foi ficando mais e mais essencial para a série que já fica até difícil imaginar um episódio sem que ela apareça, e agora ao lado da Christine, às vezes até mais que a própria protagonista, ela acaba nos garantindo muitas gargalhadas.

5) Liz Parker e Maria DeLuca

Acho que dessas duas serão pouquíssimas as pessoas que vão lembrar, mas pra quem acompanhou Roswell sabe que Liz e Maria são mais mais um exemplo para a nossa lista. Liz era a garotinha quase perfeita: inteligente, educada, respeitada por todos, melhor aluna de Roswell High e um exemplo para todas as outras garotas. Já Maria era apenas uma garota normal, longe desse padrão de perfeição que Liz se aproximava, e provavelmente essa é a razão de Maria ser visivelmente mais interessante que sua amiga. Liz e Max enrolam durante três temporadas de Roswell um relacionamento que sempre encontrava empecilhos para não acontecer, enquanto isso Maria e Michael formam um ótimo casal, cheio de brigas muito divertidas e que apesar de tudo, diferente de Liz e Max, nunca se separam. Maria assim como muitas outras dessa lista, rouba a série para si e nos garante as melhores cenas, além do que não tem como não citar as recapitulações muito bem humoradas que a Maria fazia antes de começar os episódios de Roswell.

6) Grace Adler e Karen Walker

Duas grandes atrizes e duas personagens inesquecíveis para o universo das séries. Se Grace era maluca, descontrolada e hilária, Karen era tudo isso ao quadrado. Se Grace tinham uma senso ético-moral bastante questionável, Karen não sabia nem o que essas palavras significavam. Se Grace nos fazia gargalhar em todos os episódios de Will & Grace, Karen era a melhor personagem da série e provavelmente uma das melhores personagens das comédias de todos os tempos. A personagem se tornou tão importante que é a primeira coisas que pensamos quando alguém fala em Will & Grace, logo vem a nossa cabeça aquela vozinha irritante dela e a atuação brilhante da Megan Mullaly. O engraçado é que apesar de toda a sua falta de escrúpulos e de não estar nem aí pra nada nessa vida, Karen sempre foi uma ótima amiga (quando tinha que ser) para Grace e para o resto do elenco da série. Então se você não conhece a Karen Walker…shame on you BIG  TIME!!!

7) Nancy Botwin e Celia Hodes

Melhores amigas ou arqui-inimigas? Uma moralmente correta e defensora dos bons costumes da comunidade, já a outra uma mãe solteira que pra sustentar seus filhos tem a ideia inusitada de vender maconha. Nancy é uma ótima personagem, interpretada por uma excelente atriz, tendo evoluido bastante nessas cinco ótimas temporadas de Weeds, sempre trazendo ares novos para a série e se arriscando na vida do crime. Mas mesmo assim, pra mim, quem é de longe a melhor personagem da série é a Celia, claro, não apenas pela ótima dramédia da personagem, mas também pela brilhante atuação da Elizabeth Perkins. A Celia mudou tanto, se meteu em tantos problemas, teve dramas sérios, nos deu cenas memoráveis e nos fez gargalhar muitas vezes durante essa longa trajetória de Weeds, e mesmo não tirando o mérito da Nancy, eu não consigo deixar de escolher a Celia como a mais interessante entre as duas personagens, porque ela é genial.

8 ) Carrie Bradshaw e Samantha Jones

De antemão peço logo desculpas aos fãs de Sex and The City se eu falar alguma besteira sobre a série que é tão amada e por conhecer pouco posso falar algo que os PHD em SATC possam não concordar. Carrie e Samantha são parte de um dos quartetos de amigas mais conhecido do planeta, de uma série que mesmo depois de finalizada ainda está viva para os fãs (não é a toa que o segundo filme vem aí!). Enquanto Carrie era uma jornalista que buscava por amor em Nova York, Samantha era o maior exemplo de maneater do mundo, tendo provavelmente transado com mais homens (e algumas mulheres) do que o número de estrelas que existem no céu. O apetite sexual de Samantha sempre foi algo comentado pelos fãs de séries e não é a toa que são inúmeras as cenas divertidas e curiosas dela doing it com mais um cara a cada novo episódio. E muitas vezes quando os fãs se estressavam com as enrolações amorosas da Carrie, era a Samantha desbocada, sem pudores, fogosa e sexualmente ativa que garantia a diversão da série.

9) Casey Cartwright e Ashleigh Howard

Greek é uma série extremamente divertida e cheia de referências pop/cult/trash para a alegria dos fãs. No meio a todo o clima de fraternidades universitárias a gente encontra uma bela amizade por trás dos muros da Zeta Beta Zeta Sorority, claro, falamos das sempre divertidas Casey e Ashleigh! Se os irmãos Cartwright eram no início de Greek o centro das atenções, com alguns poucos episódios estavamos todos babando e dando gargalhadas por causa da hilária melhor amiga de Casey, a nossa querida Ashleigh. Quem tem as melhores tiradas cômicas? Ashleigh. Quem tem histórias que envolve os fãs e faz todo mundo torcer pra ela se dar bem? Ashleigh. Quem pouco a pouco foi se mostrando uma das personagens mais bem construído de todo o universo de Greek? Ashleigh. Enquanto a Casey ficava sofrendo por causa dos seus constantes problemas amorosos, era Ashleigh que a botava pra cima e ia roubando a cena. Se imaginar Greek sem as Zeta Beta Zeta já é dificíl, imaginar Greek sem a Ashleigh é impossível!

10) Marinete e Solineuza

Pra que ir longe pra mostrar que as melhores amigas-coadjuvantes são sempre melhores que as protagonistas, se temos o maior exemplo disso num seriado brasileiro?! Nunca pensei que fosse falar sobre A Diarista aqui no Ritual de Séries, mas numa lista como essas não tem como excluir Marinete e Solineuza. Claudia Rodrigues deu vida a uma das personagens mais bacanas dos seriados brasileiros, a famosa diarista Marinete que tanto divertiu aqueles que acompanharam a série. Marinete foi a melhor personagem até que a Solineuza ganhou seu espaço merecido na série, daí pra frente pode esquecer que existe a protagonista porque a série virou a Solineuza. As pessoas não assistiam mais A Diarista pra ver a Marinete na casa de outro patrão maluco, mas sim pra ver Dira Paes interpretando uma das personagens mais amadas e divertidas da televisão brasileira, a eterna poia Solineuza. Toda a burrice, os trejeitos, as trapalhadas e o amor que a Solineuza sentia pela melhor amiga Marinete fazia ser impossível não amar a maluca da Solineuza.

___________________________________

Essas são dez razões para fundamentar que as melhores amigas-coadjuvantes são mesmo mais interessantes que as protagonistas. Lembrando que essa lista não está em ordem de preferência e os números ao lado dos nomes das personagens não diz respeito às colocações. E aí, você concorda com a lista? Discorda? Tem mais uma dupla pra acrescentar? Retiraria algum nome? Então deixa um comentário pra aí e nos diga o que achou!

Sobre Aécio Rocha
.

6 Responses to [Listas] Melhores amigas Vs Protagonistas: as amigas sempre levam a melhor!

  1. Picelli disse:

    Meeeeeeeeeeu Deus! Quantos nomes! Eu só tinha conseguido pensar em um (Summer – The OC). Ótima lista, Aécio. Realmente, esses nomes são infinitamente mais interessantes que suas protagonistas. Uma das personagens que mais me impressionou foi Brooke Davis. Ela evoluiu de uma forma extremamente significativa, desde a primeira temporada, na qual ela era apenas uma party bitch totalmente superficial e plastic. Não é atora que a maioria dos fãs da série torcia mais para ela do que para a própria mocinha da série, a descolada P. Sawyer.
    E como eu pude me esquecer de Celia em Weeds? Ela só não merecia um spin off pois a personagem só funciona próximo a Nancy, uma vez que ela está sempre buscando copiar e aparecer mais que a protagonista da série.
    E quem diria.. Solineuza! E o pior é que é verdade. Não era muito fã de A Diarista, pois achava a protagonista muito sem graça (culpa da atuação ligeiramente exagerada da ótima Claudia Rodrigues). Comparando com a Marinete de Claudia Rodrigues, Dira Paes acabou tendo um destaque infinitamente superior, como você mesmo apontou, devido a ótima construção da personagem, cheia de trejeitos, manias e vícios de linguagem.
    Mas não vamos esquecer que toda as regras tem suas excessões, vide Veronica Mars. Wallace e Mac juntos não chegam nem aos pés da fabulosa personagem de Kristen Bell =D

  2. Filipe disse:

    Faltou Serena e Blair, que Blair é com certeza mais interessante que Serena

    • Picelli disse:

      Concordo com o cidadão acima. Eu sei que vocês tem um preconceito danado com GG, mas isso é verdade. Blair é uma personagem bem mais trabalhada do que a superficial e nada complexa Serena.

    • mariana disse:

      Concordo muito, achei que ia abrir isso aqui e seria a 1° referência que leria.

  3. Aécio Rocha disse:

    Não tiro o mérito da Blair de Gossip Girl, mas quis trazer algumas duplas que tavam meio esquecidas e sair dessas mais óbvias. Mas não se preocupem que a Serena & Blair foram para a lista de excedentes, qualquer coisa ela são chamadas! (Y)

  4. mariana disse:

    Muito boa sua lista, sempre pensei desse jeito. Fazendo uma lista “masculina”, a gente pode ver o mesmo fenômeno acontecendo em Dawson’s Creek, onde Pacey roubou tanto a cena de Dawson que a protagonista acaba ficando com ele. É o que deveria ter acontecido em OTH também, na minha opinião. Quem aguenta Peyton?! arght

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: