Opinião: 24 Horas foi cancelada… ficamos tristes?

E ontem, enfim foi confirmado: 24 Horas está cancelada. A notícia não poderia ser mais deprimente: no ar com sua 8ªtemporada, a série se encontra no seu pior momento, caindo em todas as armadilhas que a estrutura da série oferece – algo que os roteiristas quase sempre conseguiram evitar com eficiência – além de contar com uma trama sem graça, novos personagens completamente sem carisma e até o próprio Jack ficou perdido em vários episódios.

No titulo do post, pergunto se dá pra ficar triste com a notícia do cancelamento da série. Pois é, duas respostas se encaixam nessa: é sim, uma tristeza ver essa que foi uma das melhores séries da última década ser cancelada como se fosse só mais uma na grade de programação, mas ao mesmo tempo, eu quase comemorei quando confirmaram que essa temporada seria a última.

A ideia da série soava simplesmente genial. Todo o conceito de “tempo real”, com o relógio aparecendo, a tela sendo dividida em vários quadros, para mostrar o que os personagens estão fazendo naquele momento, cada episódio representando uma hora e a constante sensação de imediatismo nos deixava tensos do primeiro ao último minuto na frente da TV, além dos personagens marcantes (David Palmer, Tony Almeida, Chloe O’Brian e é óbvio, o próprio Jack Bauer, que virou um ícone da cultura pop) e como se não bastasse, a temática do terrorismo surgiu no momento mais delicado da história dos EUA, dois meses depois dos ataques de 11 de setembro.

Mas ao mesmo tempo que a ideia era inovadora, era uma grande armadilha. Afinal, um dia para deter uma ameaça terrorista era sim algo desesperador (e essa trama só surgiu na 2ªtemporada, já que a 1ª se baseou no sequestro da família de Jack e o atentado contra David Palmer), mas daí a fazer isso toda temporada… Não apenas perdeu o impacto como ficou algo datado, afinal, o medo do terrorismo está sempre aí, mas aquele choque passou, não é mais garantia de audiência.

O fato é que 24 Horas se estendeu demais. A criatividade dos roteiristas acabou e na 7ªtemporada eles perderam uma oportunidade perfeita de encerrar a série de um jeito digno, já que foi uma espécie de redenção por todos os problemas da 6ª, que até essa atual, era a pior da série. É triste ver que ela está sendo cancelada desse jeito, sem um fim confirmado, principalmente por ter sido uma série que marcou a TV.

Agora, fica a esperança de uma volta por cima nesses últimos episódios, para a série terminar com a dignidade que merece ou talvez um filme, para dar um fim definitivo pra história.Pois por maiores que sejam os problemas de 24 Horas nessa temporada, ainda é uma das minhas séries favoritas. Mesmo assim… já passou da hora de Jack Bauer descansar…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: